Área do cabeçalho
gov.br
Portal da UFC Acesso a informação da UFC Ouvidoria Conteúdo disponível em: Português

Universidade Federal do Ceará
Secretaria de Cultura da UFC

Área do conteúdo

Inscrições abertas para oportunidades de bolsas em equipamentos culturais da UFC e na Tapera das Artes

Data de publicação: 30 de novembro de 2022. Categoria: Arte na Universidade, Museu de Arte da UFC, Notícias, Teatro Universitário

Estão abertas as inscrições para oportunidades de bolsas nos editais do Programa Artes Capitais, da Universidade Federal do Ceará (UFC), por intermédio da Secretaria de Cultura (SECULT/UFC), em parceria com a Fundação Nacional de Artes (FUNARTE), do Ministério do Turismo.  

O Programa Artes Capitais é um programa de Confluência, Difusão, Produção, Inclusão e Fruição de Artes e destina-se à seleção bolsas remuneradas e voluntárias não remuneradas, com vigência de 12 (doze) meses. Os bolsistas selecionados poderão atuar no Museu de Arte da UFC (Mauc/UFC), no Teatro Universitário Paschoal Carlos Magno (Tupa/UFC) ou na ONG Tapera das Artes em Aquiraz-CE, de acordo com o edital que se inscrever. A remuneração das bolsas é no valor de R$ 1.000,00 (mil reais) mensais. 

O edital de seleção para atuação no Mauc/UFC destina 6 bolsas remuneradas e 6 bolsas voluntárias não remuneradas. Um dos objetivos do “Projeto de Formação e Educação Museal para todos os públicos” é promover a formação e capacitação de estudantes para o desenvolvimento de ações de Arte/Educação e de Educação Museal no Mauc. 

Para o edital do Teatro Universitário serão 5 bolsas remuneradas para o desenvolvimento do projeto de cunho artístico, técnico e de pesquisa. Para o edital da ONG Tapera das Artes/Prex/UFC são ofertadas 18 bolsas. As atividades dos projetos terão início em janeiro de 2023.  

O período de inscrições para as bolsas no Teatro Universitário e para a Tapera das Artes segue até o dia 5 de dezembro (até às 23h59min), já para os candidatos que desejam concorrer às bolsas do Mauc/UFC, o prazo é até o dia 7 de dezembro. Os critérios de seleção de bolsistas devem ser consultados em cada edital. 

O edital do “Projeto de Formação em Música” é realizado em parceria com a Pró-Reitoria de Extensão da UFC, a ONG Tapera das Artes e o projeto Camerata de Cordas da UFC. As atividades na Tapera das Artes destinam-se às áreas de formação em Música, Luthieria Tradicional, Luthieria Experimental e Turismo Cultural.  

Com relação aos equipamentos culturais da UFC, os objetivos voltam-se ao processo de formação de estudantes de graduação da UFC por meio de uma experiência artística e formativa nos espaços do Tupa e no Mauc, além de proporcionar a participação de estudantes-pesquisadores-artistas nas atividades desenvolvidas pela comunidade acadêmica e comunidade artística da cidade de Fortaleza.  

Com a iniciativa do Programa Artes Capitais, a Secult UFC e equipamentos vinculados visam o fortalecimento das atividades artísticas educativas e de fomento relacionadas às artísticas educativas e de fomento relacionadas à música, às artes visuais e às artes da cena. 

Links: 

Editais:  

Edital Tupa-Secult-UFC/Funarte 01/2022 

Errata – Edital Tupa-Secult-UFC/Funarte 01/2022 

Edital Mauc-Secult-UFC/Funarte 01/2022 

Edital Tapera das Artes/Funarte/Prex 01/2022 

Formulários:  

Inscrições Mauc/UFC 

Inscrições Tupa/UFC  

Inscrições Tapera das Artes/Prex 

Acessar Ir para o topo