Área do cabeçalho
gov.br
Portal da UFC Acesso a informação da UFC Ouvidoria Conteúdo disponível em: Português

Universidade Federal do Ceará
Secretaria de Cultura da UFC

Área do conteúdo

Estudantes do curso de Teatro realizam Mostra “Cenotópia” no Tupa/UFC

Data de publicação: 29 de novembro de 2022. Categoria: Notícias, Teatro Universitário

O Teatro Universitário Paschoal Carlos Magno, recebe nos dias 30 de novembro e 1 e 2 de dezembro, sempre a partir das 19h, a Mostra Cenotópia, em que estudantes da disciplina “Laboratório de direção: do texto a cena”, do curso de Teatro-Licenciatura da UFC, fazem da cena o texto e pretexto de suas urgências, propondo visualidades noturnas cheias de luz. A mostra convida o público a pervagar não simetricamente, porém vertiginosamente, a miríade de escolhas possíveis nas caixas e contra-caixas do Teatro Universitário Paschoal Carlos Magno (Tupa/UFC).

Cenotópia convida a refletir sobre questões como: Qual a função da direção teatral? E se funciona, qual a potência que pode ela extrair dos acidentes de percurso, desastres, epifanias? Que recortes propõe ela sobre o real, que composições, sinestesias, violências, suavidades operam sua marcha, visualizam sua mira? Tateando, intuindo, o(a) diretor(a) constrói enquanto desconstrói, sabe enquanto não sabe, converge enquanto confronta: um circunlóquio chilópode.

 

Sobre a cena, penumbra perpétua, o movimento invertebrado — e rigoroso — questiona: e por que continuar? Com que pé? E de quem? Flutuando sob que interlúdio, deixando que marcas e tatuagens sobre o outro, armando e apontando que utopias marginais, mastigando e vociferando que traumas, retomando que tempos? Talvez a direção seja mesmo esse estranhar a própria casa, tornar o estranho morada — sair da casinha.

Mais informações sobre a Mostra: Diego Landim – professor do Curso de Teatro-Licenciatura da UFC – 85 – 99853-8402.

 

 

Acessar Ir para o topo