Inscrições abertas para o Circuito UFC-Arte no Interior no Theatro São João e no ECOA Sobral

Data de publicação: 5 de novembro de 2018. Categoria: Circuito UFC Arte no Interior, Notícias

A partir desta segunda-feira (05) a Secretaria de Cultura Artística da Universidade Federal do Ceará abre inscrições para as atividades do Circuito UFC-Arte no Interior no município de Sobral neste mês de novembro. A programação foi iniciada em outubro no Campus da Universidade Federal do Ceará e tem continuidade nos dias 13 e 14 de novembro com apresentações artísticas no Theatro São João e oficinas de formação em dança popular e poesia no Instituto Escola de Cultura, Comunicação, Ofícios e Artes – ECOA Sobral.

As inscrições para as oficinas de dança e de poesia serão feitas através de formulários on-line disponíveis no site da Secult Arte UFC (https://goo.gl/Ac2U49) na aba Circuito UFC-Arte no Interior. As inscrições serão realizadas de forma gratuita no período de 5 a 12 de novembro.

O Circuito UFC-Arte no Interior é uma iniciativa da Secult-Arte/UFC em parceria com a Fundação de Apoio a Serviços Técnicos Ensino e Fomento e de Pesquisas (Fastef), com o intuito de contribuir para  o intercâmbio cultural e promoção da cultura nos municípios do interior do estado do Ceará. Todos os projetos foram selecionados através de edital para circulação dos projetos apoiados pelo Programa de Promoção à Cultura Artística (PPCA) também conhecido como Bolsa Arte.

PROGRAMAÇÃO – A programação será nos dias 13 e 14 de novembro com entrada gratuita e realização de oficinas de formação. No dia 13, será apresentado o espetáculo Versos de Ouro El rei mandou-nos lavrar, apresentado pelo grupo Verso de Boca, projeto que atua no cenário artístico da Universidade Federal do Ceará, com apresentações de recitais, realização de oficinas para alunos e professores (da rede municipal e estadual de ensino público em diversas cidades do estado), além da montagem e da direção de espetáculos de poesia para teatro. A apresentação será no Theatro São João, às 19h30.

No dia 14 de novembro, o Grupo de Dança Popular da UFC Oré Anacã, apresenta o espetáculo Entre penas e Contas, o espetáculo reúne danças tradicionais brasileiras de influência étnica negra e indígena, como o boi bumbá, carimbó, siriri, afoxé, frevo, maracatu, congado, reisado, entre outras. O trabalho é fruto de pesquisas in loco realizadas em todo o país. O espetáculo será apresentado pela primeira vez em Sobral no Theatro São João, às 19h30. Para os dois espetáculos os ingressos serão distribuídos gratuitamente na bilheteria do teatro.

OFICINAS – A programação inclui também oficinas nas áreas de dança e de poesia voltadas para estudantes, professores e profissionais do município de Sobral. No dia 13 de novembro será realizada a oficina Danças populares brasileiras, ministrada pelo Oré Anacã – Grupo de Dança popular da UFC. A oficina de dança será no horário das 15h às 17h. No dia 14 de novembro, será a vez da oficina A arte de dizer poemas, com a proposta de ensinar um pouco sobre as técnicas e os desafios de recitar poemas em público. As duas atividades são abertas e gratuitas, voltadas a todos que tiverem interesse em participar. A oficina será no período da manhã e da tarde, das 9h às 12h e das 14h30 às 16h30.

Serão oferecidas duas turmas em cada oficina, uma para alunos da rede estadual e privada de ensino, com idade a partir de 14 anos e outra turma voltada à formação de professores, profissionais e demais interessados que atuem nas áreas de dança, arte e educação.

Link dos formulários de inscrições

Serviço:

Circuito UFC-Arte no Interior – edição Sobral

Data: 13 e 14 de novembro de 2018
Local: Theatro São João e Instituto Ecoa Sobral
Programação e mais informações: www.secultarte.ufc.br
Telefones: 85 – 3366-7831 / 84 – 98151-1700