Coletânea Travessia – Contos e Crônicas é lançada em solenidade na Reitoria da UFC

Data de publicação: 3 de novembro de 2020. Categoria: Arte na Universidade, Notícias, Semana do Servidor

Lançamento da “Coletânea Travessia – Contos e Crônicas” com dois autores na Reitoria da UFC.

Em uma tarde de homenagens aos servidores que atuam na Universidade Federal do Ceará, a Secretaria de Cultura Artística da UFC realizou o lançamento da Coletânea Travessia – Contos e Crônicas. A entrega oficial dos livros aconteceu na última 5ª-feira, 29, em uma solenidade na programação da Semana do Servidor 2020.

A publicação é resultado do I Concurso Literário da Semana do Servidor UFC 2020, realizado em parceria com a Imprensa Universitária e a Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas da UFC. São 10 textos, nos gêneros conto e crônica, escritos por servidores da UFC.

Diante da impossibilidade de realizar o lançamento com a presença de todos, em razão da pandemia, o evento contou com dois autores, um de cada gênero, conto e crônica, que representaram os 10 servidores que tiveram textos selecionados no concurso: Aluísio Ferreira de Lima, Camila Izidorio de Sousa, Carla Galvão Farias, Carlos Daniel Andrade da Silva, Juliana Maria Fernandes de Almeida, Luis Felipe Estevinha Lourenço Rodrigues, Nara Raquel Fonteles Rios, Roberta da Rocha Braga, Talita Nogueira Maia e Wesley Lyeverton Correia Ribeiro.

Os autores Aluísio Ferreira, professor do Departamento de Psicologia, e Camila Izidorio, servidora da PROGEP, representaram os selecionados e receberam livros impressos do reitor, Prof. Cândido Albuquerque, e do vice-reitor, Prof. Glauco Lobo Filho. A cerimônia foi transmitida pelo canal Conexão UFC no Youtube.

Maria Pinheiro Pessoa parabenizou os autores e agradeceu a todos que colaboraram na ação.

A Coletânea foi organizada por Maria Pinheiro Pessoa, diretora da Secult-Arte/UFC, Joaquim Melo de Albuquerque, diretor da Imprensa Universitária, e Lady Dayana de Oliveira, produtora cultural da Secult-Arte/UFC. A escritora Tércia Montenegro, professora do Departamento de Letras Vernáculas da UFC, assina o prefácio da publicação.

A foto da capa intitulada “Montaria e o Santo” é de autoria do servidor Pedro Nascimento, lotado na Casa Amarelo Eusélio Oliveira. A fotografia escolhida e gentilmente cedida é uma das obras selecionadas para a Exposição NossArte, realizada pela DiPPC/Progep e o Museu de Arte da UFC.

Maria Pinheiro Pessoa, gestora da Secult-Arte/UFC, destacou que a iniciativa de realizar o concurso literário foi pensada “por saber que temos muitos servidores talentosos na UFC e queríamos ressaltar e valorizar isso na semana do servidor”. Ela também agradeceu aos parceiros e a todos e todas que contribuíram para a obra ser realizada.

Além da edição impressa, o livro está disponível em formato de e-book, no Repositório Institucional da UFC. Clique aqui para acessar.

A solenidade também foi destaque na matéria realizada pela UFCTV.

Fotos: Viktor Braga