Inscrições abertas para Curso de Danças Afro do Laboratório de Arte e Expressão da Secult UFC

Data de publicação: 29 de abril de 2022. Categoria: Laboratório de Arte e Expressão (LAE), Notícias

Arte em fundo lilás, em formato quadrado. No topo tem a logomarca do Lae em letras pretas e logo abaixo o nome do curso e a frase “inscrições abertas”. Do lado esquerdo em uma moldura amarela está uma foto de um grupo de bailarinos dançando. Ao lado direito tem as informações sobre o curso no rodapé aprecem as logomarcas do parceiros Tupa UFC e Educadance e da Secult UFC.Estão abertas a partir desta sexta-feira, 29/04, as inscrições para o Curso de Danças Afro realizado pelo Laboratório de Arte e Expressão da Secult UFC. O curso é fruto de uma parceria da Secretaria com o projeto Educadance e com o Teatro Universitário Paschoal Carlos Magno (Tupa/UFC) e abre a programação de 2022.

As aulas serão ministradas pelo bailarino e coreógrafo Luciano Nunes de Sousa, que integra o projeto Educadance, coordenado pelo professor Marcos Campos, do Instituto de Educação Física e Esportes (IEFES/UFC). O projeto faz parte do Programa de Promoção da Cultura Artística (PPCA), gerido pela Secult UFC.

O curso é presencial e será realizado no Tupa/UFC, situado na Avenida da Universidade, 2210, Benfica. As aulas serão realizadas no horário das 15h às 18h, às segundas-feiras, com início no dia 16 de maio e encerrando no dia 20 de junho. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas através de formulário eletrônico disponível neste link: https://forms.gle/itZN8oScgKEaKG6k6

A atividade é gratuita e aberta à comunidade acadêmica e externa, com carga horária de 20 horas, incluindo as aulas e também ensaios da coreografia. Ao todo são ofertadas 30 vagas, destinadas a estudantes e interessados em arte, dança e cultura afro. Para se inscrever é necessário ter a partir de 18 anos. O período de inscrições segue até o dia 10 de maio e as vagas são limitadas.

As danças de origem africana serão abordadas no curso com a proposta de despertar no público envolvido o interesse pela cultura afro. Durante as aulas será criada uma coreografia, utilizando os conteúdos abordados, que culminará com uma apresentação ao público.

O Laboratório de Arte e Expressão (LAE) tem o objetivo de oferecer cursos livres nas áreas das artes. Todas as atividades são abertas ao público e gratuitas. Com os cursos ofertados, a Secult UFC visa contribuir para a formação artística ao propor um intercâmbio de ideias e práticas. Neste ano de 2022 a programação será em formato presencial e também online.

Sobre o ministrante: Luciano Nunes de Sousa é professor, bailarino e coreógrafo. Atua como diretor geral e coreógrafo da Luciano Nunes Dance Company há 14 anos, nas modalidades de ballet clássico, dança contemporânea, jazz, danças tradicionais e nordestinas. Atuou como monitor de projetos educacionais da Secretaria de Educação de Fortaleza nas áreas de dança, teatro e educação patrimonial e como agente da busca ativa. Foi coordenador dos projetos “Comunidade Escola” e “Criança também dança”.

Sobre o Educadance: O projeto Educadance desenvolve atividades ligadas à dança nos mais diversos formatos, abrindo espaços para aulas, oficinas e materiais, construindo diálogos com a extensão, o ensino e a pesquisa na busca da valorização da arte e da educação na Universidade Federal do Ceará.

Mais informações através do e-mail: secult@ufc.br

Serviço:
Curso de Danças Afro
Inscrições abertas até 10 de maio
Dias: 16, 23 e 30 de maio e 03, 13 e 20 de junho (sempre às segundas-feiras)
Carga horária total: 20h
Facilitador: Luciano Nunes – bailarino e coreógrafo
Público alvo: estudantes e interessados em arte, dança e cultura afro
Atenção: Para se inscrever é necessário ter idade a partir de 18 anos

Clique e faça sua inscrição: Formulário de Inscrição online