Curso de Música da UFC lamenta, em nota de pesar, o falecimento do ex-aluno, músico e professor Edson Távora Filho

Data de publicação: 27 de dezembro de 2021. Categoria: Instituto de Cultura e Arte, Notícias

O Curso de Licenciatura em Música da Universidade Federal do Ceará emitiu nota de pesar pelo falecimento do músico e professor Edson Távora Filho, ocorrido na última sexta-feira (24). Nome notável da cultura do Ceará e do Brasil, ele era graduado em Música e mestre em Educação pela UFC. Desde 2015 era professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE).

Na nota, o Prof. Pedro Rogério, coordenador do Curso de Música da UFC, em nome de todo o corpo docente, destaca que Edson Távora Filho, ao ingressar no curso em 2008, contava com “uma imensa bagagem musical e enriqueceu muito o ambiente acadêmico. Já atuava profissionalmente como pianista, arranjador e compositor reconhecido por todos da cena musical”.

No Programa de Pós-Graduação em Educação da UFC, o músico cursou mestrado no eixo Ensino de Música e defendeu a dissertação intitulada Aprendizagem técnico-musical coletiva no IFCE-Campus de Fortaleza utilizando o teclado eletrônico, sob orientação do Prof. Luiz Botelho Albuquerque.
O velório, a missa e a cremação foram realizados no último sábado (25), no cemitério Jardim Metropolitano, em Fortaleza.

Leia a nota de pesar na íntegra:

“Caros e caras,

É com grande pesar que o Curso de Licenciatura em Música da Universidade Federal do Ceará comunica o falecimento do músico e professor Raimundo Edson Santos Távora Filho no dia 24 de dezembro de 2021.

Mais conhecido como Edson Távora Filho, um legítimo herdeiro da musicalidade de seu pai, Edson Távora, honrou o legado paterno tornando-se um dos músicos mais talentosos do Ceará.

Iniciou a graduação no Curso de Música na UFC em 2008 e se formou em 2013. Ressalte-se que já chegou com uma imensa bagagem musical e enriqueceu muito o ambiente acadêmico. Já atuava profissionalmente como pianista, arranjador e compositor reconhecido por todos da cena musical.

Ao lado da esposa Anna Canário, cantora de imenso talento, abrilhantou a cena musical no Ceará.

Se dedicou com esmero à vida acadêmica cursando mestrado no eixo Ensino de Música do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Ceará., onde defendeu a dissertação intitulada Aprendizagem técnico-musical coletiva no IFCE-Campus de Fortaleza utilizando o teclado eletrônico, sob orientação do Prof. Dr. Luiz Botelho Albuquerque.

Ingressou como professor do Instituto Federal do Ceará (IFCE) em 2015, onde desenvolveu com competência seu mister de músico e professor, inspirando estudantes e colegas.

Guardamos com carinho a recordação dos belos sons de seu piano e do bom coração de músico e professor.

Que o admirável legado de Edson Távora Filho conforte o coração dos familiares e amigos.

Com saudade,

Pedro Rogério
Coordenador do Curso de Música da UFC

Em nome de todo o corpo docente