Diretora da Secult UFC participa da cerimônia de encerramento do Cine Ceará

Data de publicação: 6 de dezembro de 2021. Categoria: Casa Amarela Eusélio Oliveira, Cine Ceará

Na última sexta-feira, dia 3 de de dezembro, a diretora da Secretaria de Cultura da UFC, a senhora Maria Pinheiro Pessoa, participou da da cerimônia de premiação da 31ª edição do Cine Ceará – Festival Ibero-Americano de Cinema no Cineteatro São Luiz. Maria Pinheiro Pessoa subiu ao palco para entregar o troféu Mucuripe de Melhor Atuação Masculina ao ator Vanderlei Bernardido por sua atuação no longa metragem Fortaleza Hotel. Na ocasião, quem recebeu o prêmio foi o diretor do filme, o cineasta Armando Praça.

O evento, coordenado pelo professor e cineasta Wolney Oliveira, é um dos mais importantes festivais de cinema realizados no Brasil, contribuindo há mais de três décadas para a valorização, circulação e produção do cinema nacional e internacional, e possibilitando também um intercâmbio entre os produtores brasileiros e dos países ibero-americanos e a divulgação de novos talentos na área do audiovisual. O festival contribui também para a valorização da produção regional com a Mostra Olhar do Ceará, espaço em que os filmes de diretores cearenses são conhecidos e participam de uma mostra competitiva, tendo a oportunidade de serem reconhecidos e premiados.

O festival surgiu na Casa Amarela Eusélio Oliveira da Universidade Federal do Ceará em 1991, como “Vídeo Mostra Fortaleza”. Desde o início tem como missão promover o tripé formação, produção e difusão audiovisual. O trabalho realizado pelo Cine Ceará ao lado da Casa Amarela Eusélio Oliveira contribuiu de forma definitiva para a efervescência da indústria audiovisual cearense, tornando o Ceará um pólo de cinema de referência nacional. Em razão da pandemia da Covid 19, o Cine Ceará realiza sua programação em formato híbrido, alcançando aproximadamente 2 milhões de espectadores através de exibições em canais de TV.

“O Cine Ceará é um verdadeiro divisor de águas para o Cinema do estado do Ceará. O evento projetou nossa produção para o restante do país e gerou inúmeras oportunidades, colaborando enormemente para a fruição e o reconhecimento do cinema cearense.”, afirma Maria Pinheiro Pessoa.

O encerramento contou ainda com a presença do governador Camilo Santana e do secretário de Cultura Fabiano Piuba. Destacamos aqui também a mensagem de lei que cria o Programa Ceará Filmes, proposta assinada durante a solenidade de encerramento no palco do Cineteatro São Luiz.

O Cine Ceará – Festival Ibero-Americano tem o apoio institucional da Casa Amarela Eusélio Oliveira e da Universidade Federal do Ceará.