Instituto de Cultura e Arte realiza lançamento on-line do portal Acervo ICA

Data de publicação: 23 de novembro de 2020. Categoria: Arte na Universidade, Instituto de Cultura e Arte, Notícias

O Instituto de Cultura e Arte da Universidade Federal do Ceará (ICA/UFC), em parceria com a Fundação de Apoio a Serviços Técnicos, Ensino e Fomento a Pesquisas (FASTEF), lança o Acervo ICA, portal on-line que integra o projeto “Acervo das Artes ICA – Programa de Digitalização e Difusão Online de Acervos do Instituto de Cultura e Arte da UFC”, apoiado pelo VII Edital das Artes de Fortaleza – Lei nº 10.432/2015, da Secretaria Municipal de Cultura de Fortaleza (Secultfor).

O portal on-line é um espaço para a preservação e difusão dos acervos artísticos e culturais do ICA/UFC, constituído inicialmente por duas coleções: Doc.Teatro Ricardo Guilherme e Figurarte. A programação de lançamento acontece nos dias 30 de novembro e 1 de dezembro, no canal do YouTube do ICA.

PROGRAMAÇÃO – A programação é composta por solenidade de lançamento, exposição virtual e por Seminário sobre preservação e difusão de acervos. No dia 30 de novembro, a partir das 17h30, acontece a cerimônia de lançamento do portal Acervo ICA e abertura da exposição virtual das coleções Figurarte e Doc.Teatro Ricardo Guilherme, com participação da equipe técnica e parceiros do projeto para apresentar as coleções, a plataforma e Guias dos acervos. O portal contará, inicialmente, com a disponibilização de duas coleções e 144 itens documentais (130 fotografias sobre teatro e 14 figurinos de moda).

No dia 1 de dezembro, a programação continua com o Seminário de Preservação e Difusão de Acervos Artísticos e Culturais, das 14h às 17h. Haverá certificação de horas complementares para participantes do Seminário. Para participar, basta se inscrever através do formulário on-line.

O Acervo ICA busca contribuir para a preservação da memória institucional do ICA e da universidade, além de colaborar com a sistematização da história das linguagens artísticas na cidade de Fortaleza e no Estado do Ceará, de maneira inclusiva e acessível.

Mais informações: https://ica.ufc.br/pt/evento-de-lancamento-on-line-do-portal-acervo-ica/

Fonte: ICA/UFC