Área do cabeçalho
gov.br
Portal da UFC Acesso a informação da UFC Ouvidoria Conteúdo disponível em: Português

Universidade Federal do Ceará
Pró-Reitoria de Cultura da UFC

Área do conteúdo

#PersonaEmFoco | Izaíra Silvino

Data de publicação: 18 de maio de 2018. Categoria: #PersonaemFoco, Notícias

Dentro e fora da música, Izaira Silvino é muitas: compositora, arranjadora, bandolinista, violinista, regente, cantora, coralista, professora, mestre em Educação, produtora cultural, escritora. Personalidade que dá nome ao Centro Acadêmico do Curso de Licenciatura em Música da UFC, Izaíra imergiu no mundo das notas musicais ainda criança e com elas não parou mais de brincar.

Formou-se em Direito pela UFC e estudou Música no Conservatório de Música Alberto Nepomuceno. No Crato, teve a primeira experiência em regência, atividade que se revelaria depois como uma paixão. Foi regente do Coral da Ufc de 1981 a 1989 e transformou as apresentações do grupo em verdadeiros espetáculos, formato vigente até hoje. Durante o período em que esteve à frente do Coral da UFC, iniciou o trabalho de valorização da música brasileira (especialmente a nordestina) e o projeto de multiplicação de corais, fundamento para a proposta pedagógica que hoje embasa a formação de professores de música da UFC. Entre os anos de 1982 a 1986, esteve à frente do projeto “Nordeste – Encontros Musicais da UFC”, cuja 5º edição é considerada um marco para criação do Curso de Música na Universidade.

Atualmente, Izaíra foi uma das personalidades que participou do Projeto Solo Feminino, idealizado e coordenado pelo cantor e compositor Pingo de Fortaleza, lançado em março de 2018. Nele, Izaíra participou como uma das intérprete da coleção de três CDs e foi uma das 20 cantoras que deu depoimento para o livro “Pérolas – O Feminino no Cancioneiro Cearense, 1900-2017, Histórias e Relatos de Vida”, de autoria também de Pingo de Fortaleza. Além disso, Izaíra também participou, até o final do ano passado, como regente do Coral do Sindicato dos Docentes das Universidades Federais do Ceará (ADUFC Sindicato).

Foto: Acervo pessoal

Acessar Ir para o topo