Laboratório de Arte e Expressão – LAE

O Laboratório de Arte e Expressão (LAE) tem o objetivo de oferecer cursos livres nas áreas das artes. Todas as atividades são abertas ao público e gratuitas. Com os cursos ofertados, a Secult UFC visa contribuir para a formação artística ao propor um intercâmbio de ideias e práticas. Neste ano de 2022 a programação será em formato presencial e também online.

A primeira atividade do Lae neste ano é o Curso de Danças Afro. O curso é fruto de uma parceria da Secretaria com o projeto Educadance e com o Teatro Universitário Paschoal Carlos Magno (Tupa/UFC) e abre a programação de 2022. As aulas serão ministradas pelo bailarino e coreógrafo Luciano Nunes de Sousa, que integra o projeto Educadance, coordenado pelo professor Marcos Campos, do Instituto de Educação Física e Esportes (IEFES/UFC). O projeto faz parte do Programa de Promoção da Cultura Artística (PPCA), gerido pela Secult UFC.

Sobre o Curso – As danças de origem africana serão abordadas no curso com a proposta de despertar no público envolvido o interesse pela cultura afro. Durante as aulas será criada uma coreografia, utilizando os conteúdos abordados, que culminará com uma apresentação ao público.

O curso é presencial e será realizado no Tupa/UFC, situado na Avenida da Universidade, 2210, Benfica. As aulas serão realizadas no horário das 15h às 18h, às segundas-feiras, com início no dia 16 de maio e encerrando no dia 27 de junho.

A atividade é gratuita e aberta à comunidade acadêmica e externa, com carga horária de 20 horas, incluindo as aulas e também ensaios da coreografia. Ao todo são ofertadas 30 vagas, destinadas a estudantes e interessados em arte, dança e cultura afro.