Circuito UFC-Arte no interior inicia programação com estreia do espetáculo “Esse vazio” no TU

Data de publicação: 17 de agosto de 2018. Categoria: Circuito UFC Arte, Notícias

A Secretaria de Cultura Artística da UFC promove no próximo dia 24 de agosto o lançamento da programação do Circuito UFC Arte no interior, projeto que realizará ações culturais de formação e realização artística na capital e em municípios do interior do Estado.

Para marcar a abertura da programação, o palco do Teatro Universitário Paschoal Carlos Magno receberá o espetáculo Esse vazio, que faz sua estreia em Fortaleza. A peça é encenada pelo ator Daniel Dias da Silva, que é natural de Fortaleza e fez a adaptação do texto que tem como título original Um hueco, do diretor teatral argentino Juan Pablo Gómez.

A programação conta com a participação de projetos dos campi do interior do estado. Haverá uma exposição fotográfica da oficina de fotografia digital Amor próprio a partir da técnica de Fotozine, do projeto do Bolsa Arte Olha pro céu meu amor, realizado no campus de Quixadá. A oficina terá inscrições gratuitas e será realizada na programação do II Seminário Artes da Cena e II Semana PROFArtes, ambos realizados pelo curso de Teatro-Licenciatura e pelo PROFArtes da UFC.

Com a abertura do Circuito UFC Arte no interior, a Secretaria de Cultura Artística da UFC inaugura uma nova estrutura de iluminação do Teatro Universitário, que passou por uma pequena reforma para receber o evento. O novo equipamento foi adquirido com recursos da Funarte, da ordem de mais de R$50 mil reais. O novo equipamento possibilita uma melhor qualidade na iluminação dos espetáculos realizados no teatro, contribuindo para a fruição do público e para a prática dos grupos teatrais, alunos e professores que utilizam o espaço.

Espetáculo “Esse vazio”

A história se passa no vestiário masculino de um pequeno clube de uma cidade do interior. Três amigos de infância se reencontram e refletem sobre questões de amadurecimento, felicidade, o sentido e as perspectivas de suas vidas. O motivo da reunião é triste, o velório de outro amigo, integrante do grupo. Com direção de Sergio Módena, a produção traz no elenco Gil Hernandez, Sávio Moll e o próprio Daniel Dias da Silva. O espetáculo é produzido pela Lunática Companhia de Teatro, do Rio de Janeiro.

A peça será encenada na abertura do Circuito, no dia 24 de agosto, às 19h, com entrada gratuita no Teatro Universitário, na Avenida da Universidade, 2210, Benfica. No dia 25, sábado, haverá sessão às 20h e, no domingo 26, às 19h, com ingressos a preços populares (R$10 inteira e R$5 meia).

Abaixo um convite do ator Daniel Dias:

II Seminário Artes da Cena e II Semana PROFArtes

A abertura da programação do Circuito UFC Arte no interior acontece em paralelo ao II Seminário Artes da Cena e II Semana PROFArtes, que acontece de 22 a 24 de agosto, com oficinas e apresentações artísticas.

O Seminário tem como tema Cena, ensino e comunidade e busca indagar, por meio de palestras, mesas redondas e oficinas, em como a cena — no seu amplo sentido, conectando diversas artes: teatro, dança, performance, artes visuais, música, entre outras — se constitui como uma prática de pertencimento, de comunidade.

O Seminário é uma iniciativa do curso de Teatro-Licenciatura e do PROFArtes do Instituto de Cultura e Arte da Universidade Federal do Ceará, em parceria com a Vila das Artes da SECULT-FOR e da SECULT-ARTE da UFC.

Circuito UFC Arte no interior

O projeto é uma iniciativa da Secult-Arte/UFC em parceria com a Fundação Astef que tem como objetivo expandir as ações realizadas pela Secretaria para os campi da UFC no interior do estado e algumas cidades adjacentes, favorecendo a circulação dos projetos que integram o Bolsa-Arte. Entre os municípios que integram a programação estão: Fortaleza, Sobral, Quixadá, Russas, Limoeiro do Norte, Crateús, Juazeiro do Norte, Itapajé, Redenção, Paracuru, Aracati e Iguatu.

Foram selecionadas propostas artístico-culturais de projetos cadastrados no Programa de Promoção da Cultura Artística em 2018 (Bolsa-Arte) através de edital público para compor a programação dos circuitos nos municípios do interior no período de agosto de 2018 a junho de 2019. As edições serão gratuitas, voltadas para a comunidade acadêmica e sociedade em geral.

LANÇAMENTO DO CIRCUITO UFC-ARTE NO INTERIOR

Data: 24 de agosto de 2018

Local: Teatro Universitário Paschoal Carlos Magno

Endereço: Av. da Universidade, 2210 – Benfica

Distribuição de senhas a partir das 18h

Informações: 85 3366.7831 | arte@ufc.br | www.secultarte.ufc.br

II SEMINÁRIO ARTES DA CENA / II SEMANA PROFARTES

Tema: “CENA, ENSINO E COMUNIDADE”

Data: 22 a 24 de agosto de 2018

Local: Vila das Artes e Teatro Universitário da UFC

Inscrições para as oficinas no site do Vila das Artes.

Mais informações e programação completa no evento no Facebook.