Mauc realiza I Seminário Museus e Coleções da UFC – Reflexões Contemporâneas

Data de publicação: 6 de maio de 2021. Categoria: Arte na Universidade, Museu de Arte da UFC, Notícias

Card de divulgação do evento em fundo na cor branca e com linhas na cor cinza. No topo da imagem tem a logomarca da Semana Nacional dos Museus e o tema: O futuro dos Museus: Recuperar e reimaginar. No centro: o título do evento: I Seminário Museus e Coleções da UFC - Reflexões Contemporâneas de 18 a 21 de maio de 2021. No rodapé aparecem as logomarcas dos realizadores do evento.O Museu de Arte da UFC (Mauc) realiza o I Seminário Museus e Coleções da UFC – Reflexões Contemporâneas no período de 18 a 21 de maio. O evento, realizado em parceria com a Secretaria de Cultura Artística e o Memorial da UFC, ocorrerá durante a 19ª Semana Nacional de Museus. Toda a programação será online e realizada no Canal do YouTube do Mauc.

O Seminário integra o Programa de Extensão Museu de Arte: Uma nova recepção estética com o objetivo de realizar discussões sobre coleções e museus universitárias no Brasil e promover o diálogo entre espaços de preservação do patrimônio universitário da UFC.

O evento reunirá profissionais reconhecidos do campo dos museus e da Museologia e representantes das coleções e museus da universidade. O público-alvo é composto por profissionais e estudantes de graduação e pós-graduação com interesse na temática de museus, coleções e patrimônio cultural no âmbito universitário a partir de diferentes áreas do conhecimento e também profissionais e estudantes de graduação e pós-graduação do campo da Museologia e interessados em geral.

A Semana Nacional de Museus ocorre anualmente com a promoção do Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM), em âmbito nacional, a partir de um tema proposto pelo Conselho Internacional de Museus (ICOM). Este ano, a proposta é orientada pelo tema O futuro dos museus: recuperar e reimaginar. O tema nos direciona para refletirmos sobre a necessidade de avaliarmos as realidades nas quais os museus estão inseridos e aquelas às quais eles estão e podem re(elaborar).

A inquietação lançada converge com as ações de inventariar, diagnosticar e compreender as dinâmicas nas quais as coleções e museus universitários estão envolvidos, que estão a ser realizadas pelo Grupo de Trabalho Interministerial sobre Museus Federais, instituído pelo Decreto Nº 10.175/2019. A emergência da temática deve-se ao trágico acidente que assolou o Museu Nacional em 2018.

O incêndio expôs as fragilidades e o desconhecimento quanto ao patrimônio musealizado sob responsabilidade das universidades federais, sobretudo, após a investigação empreendida pelo Tribunal de Contas da União (TCU) que resultou no Acórdão nº 1243/2019. O documento orienta a necessidade de identificar esses espaços nas estruturas universitárias federais, sobretudo, identificar quais os riscos a que estão vulneráveis de modo a evitar perdas de bens culturais do país.

O Acórdão nº 1243/2019 apresenta um panorama inicial dos museus federais do Brasil, mas que aponta a complexidade da gestão dos museus universitários face às atividades-fim das instituições mantenedoras. A emergência dessa discussão convergiu aos desafios de manutenção e continuidade das atividades das universidades na pandemia de covid-19 que, desde início de 2020, impede ou dificulta a execução de tarefas cotidianas.

O I Seminário Museus e Coleções da UFC – Reflexões Contemporâneas será transmitido com a participação de tradutores da Língua Brasileira de Sinais, sempre que possível, na busca de oferecer acesso e integrar pessoas com deficiências. Os quatro dias de evento serão importantes para proporcionar um espaço de reflexão sobre as problemáticas atuais e para a divulgação das ações da UFC nas áreas da cultura, memória, patrimônio cultural e museus, bem como, para promover o diálogo entre saberes e fazeres dispersos, embora confluentes para a preservação do patrimônio universitário da instituição.

Confira abaixo a programação completa do evento:

1º dia – 18/05

14h – Mesa de abertura

Gabinete do Reitor: Prof. José Cândido Lustosa Bittencourt de Albuquerque
Pró-Reitoria de Extensão – PREX: Prof.ª Elizabeth De Francesco Daher
Pró-Reitoria de Relações Internacionais e Desenvolvimento Institucional – PROINTER: Prof. Augusto Teixeira de Albuquerque
Secretaria de Cultura Artística – Secult-Arte: Francisco Alves de Miranda
Mediação: Graciele Karine Siqueira (Museu de Arte da UFC – Mauc)

15h– Mesa 1: Museus e coleções universitárias no Brasil e no mundo

Conselho Federal de Museologia – COFEM: Rita de Cássia de Mattos
Fórum Permanente de Museus Universitários: Ana Luisa de Mello Nascimento (Museu de Arqueologia e Etnologia da Universidade Federal do Paraná – MAE/UFPR)
Mapa de Museus Universitários no Brasil: Prof. Marcus Granato (Museu de Astronomia e Ciências Afins – MAST)