Área do cabeçalho
gov.br
Portal da UFC Acesso a informação da UFC Ouvidoria Conteúdo disponível em: Português

Universidade Federal do Ceará
Secretaria de Cultura da UFC

Área do conteúdo

Grupo de Teatro da Seara da Ciência lança Mostra Online EXPERIMENTA!

Data de publicação: 13 de maio de 2021. Categoria: Notícias, Programa de Promoção da Cultura Artística, Teatro UFC
#PraCegoVer Imagem de divulgação da Mostra Experimenta! em fundo amarelo. EM cima no canto esquerdo aparece a logomarca da Seara da Ciência com um catavento colorido dentro de um quadrado e o nome da seara em volta. No centro em duas formas geométricas retangulares irregulares nas cores vermelho e azul aprecem as informações da mostra. abaixo no canto direito aparece as logomarcas do PPCA e da Secult-Arte/UFC.

Divulgação da Mostra Experimenta!

O grupo de Teatro da Seara apresenta a série de vídeos Experimenta! É uma Mostra Online desenvolvida em conjunto pelos bolsistas do Museu da Seara da Ciência. São cinco webséries com conteúdos científicos diversos e classificação livre que são exibidas toda semana no canal do YouTube da Seara da Ciência.

Nesta quinta-feira, 13, às 12h30, tem a estreia de mais um vídeo da websérie Você pergunta e a Jovita responde! – Episódio 2: As Formas da Água, e na próxima terça-feira, 18, tem a estreia do segundo episódio da websérie Minuto da Ciência, com o tema: a Covid-19 e seus sintomas.

Os trabalhos fazem parte do projeto Comunicando Ciência com Arte, da Seara da Ciência, que faz parte do Programa de Promoção da Cultura Artística (PPCA) coordenado pela Secult-Arte/UFC, com o objetivo de promover a divulgação científica através da arte da dramaturgia. O projeto é coordenado pelos professores Marcus Vale e Ilde Guedes, diretor da Seara da Ciência.

O grupo de Teatro da Seara é formado por Tulipa Magalhães, Raireno Maciel, Arthur Moreira, Mariane Romão e Vic Nascimento com direção de Renato Rodrigues. Os vídeos são gravados pelos próprios bolsistas, que buscam oferecer qualidade técnica e com conteúdo.

Confira abaixo um pouco sobre cada uma das webséries:

O Minuto da Ciência, que tem direção de Raireno Maciel, é um programa em que o público tem total interação com o conteúdo. A cada semana é abordado um assunto diferente sobre ciência, sempre buscando trazer experiências simples onde o público pode fazer em casa e se divertir. O público pode participar enviando vídeos para aparecer no programa.

Na websérie Você pergunta & a Jovita responde, voltada para o público infantil, o público acompanha o cotidiano de uma girafa de personalidade excêntrica que tem curiosidade para dar e vender. Através de seus devaneios, Jovita e seus espectadores aprendem diversas coisas relacionadas à ciência e à natureza. O programa tem criação e direção de Arthur Moreira.

Alice Ball e outras histórias! narra a trajetória de uma cientista preta que durante décadas teve seus créditos tirado de sua própria invenção. O método de Ball como ficou conhecido, mudou a vida de muitas pessoas que sofreram com a hanseníase durante o século XX. Tem criação e direção de Tulipa Magalhães e objetiva trazer a importância da representatividade preta.

A websérie O Show de Zima apresenta processos da ciência de forma extrovertida e educativa, como por exemplo no episódio Plantasia em que ao presenciarem a morte de uma estimada plantinha, Zima e Lorrayne investigam sobre o processo de fotossíntese para aprender sobre como cuidar melhor das próprias plantas. A direção é de Vic Nascimento.

E outra ação do projeto é o Ciência é coisa de PRETO!, criado por Mariane Romão, se propõe a falar sobre as contribuições feitas por mulheres e homens pretos para a qualidade da vida humana. Através da exposição destes inventores, cientistas e inovadores, o projeto objetiva, caminhando em busca da decolonização do saber e representatividade e motivando as pessoas a conhecerem o mundo que as rodeia. Você sabe quem criou a geladeira e o fogão? E o elevador e a caneta? E a guitarra e o videogame? A maioria de nós não sabe que todas essas e muitas outras coisas que usamos todos os dias foram criadas por pessoas pretas. Não acredita em mim? Embarque com Dudinha e Dandara nessa aventura e descubra que Ciência é coisa de preto!

Confira as produções no canal do grupo de Teatro da Seara no YouTube e todas as novidades no perfil do Instagram @searadaciencia_oficial.

Links:

Canal do YouTube do Grupo de Teatro Seara da Ciência

Perfil do Instagram 

Acessar Ir para o topo