Área do cabeçalho
gov.br
Portal da UFC Acesso a informação da UFC Ouvidoria Conteúdo disponível em: Português

Universidade Federal do Ceará
Pró-Reitoria de Cultura da UFC

Área do conteúdo

Projeto Nosso Palco inicia apresentações da Mostra Online neste mês de abril

Data de publicação: 12 de abril de 2023. Categoria: Arte na Universidade, Nosso Palco, Notícias

 

A Secretaria de Cultura da UFC (Secult UFC) inicia as exibições da Mostra Online do projeto Nosso Palco (edição 2022) no próximo dia 20 de abril. A programação da mostra será realizada nos formatos online e presencial. O Nosso Palco é uma iniciativa da Secult UFC que abre espaço para a realização de atividades artísticas reunindo uma programação de apresentações que será realizada no período de abril a julho de 2023.

As apresentações artísticas presenciais serão realizadas nos dias 25 e 26 de maio e também nos dias 15 e 16 de junho, no Teatro Universitário Paschoal Carlos Magno (Tupa/UFC), a partir das 18h. A programação completa dos eventos presenciais será divulgada em breve. 

A programação da Mostra online inicia no dia 20 de abril, no perfil do Instagram (@secultufc) e canal do YouTube, às 18h. Neste mês de abril teremos as seguintes produções: o curta Educação Remota, de Abdiel Anselmo e Mozart Freire, e a performance de dança Zooniado, de Lila Almeida.

O Nosso Palco é uma iniciativa da Secretaria de Cultura da Universidade Federal do Ceará (Secult UFC) que abre espaço para a realização de atividades artísticas e reúne uma programação de apresentações que contribui para a visibilidade dos artistas envolvidos e estimula a criação artística.

A novidade deste ano é que o evento abrirá uma chamada para a Feira de Artes do Nosso Palco, aberta a participação de expositores para a venda de produtos artesanais e lanches nas edições presenciais dos meses de maio e junho. A convocatória para a feira será lançada em breve.

A primeira edição da Mostra Virtual foi realizada no período de maio a novembro de 2021. O projeto teve uma participação expressiva de artistas que apresentaram suas produções no ambiente virtual, desde séries audiovisuais a pockets shows e performances teatrais. As produções apresentadas na Mostra da primeira edição ultrapassaram o número de 21 mil visualizações no perfil do Instagram da Secult UFC com destaque para a produção de arte e cultura promovida na universidade. Para este ano o público terá a oportunidade de conferir a programação no palco do Tupa/UFC. Em 2022, a programação teve que ser adiada por causa do período eleitoral.

Artistas e apresentações da programação de Abril/2023 

Documentário Educação Remota – o curta retrata a vida cotidiana de um jovem estudante de periferia durante a pandemia de Covid-19. O curta e dirigido pelos estudantes: Abdiel Anselmo e Mozart Freire.  

Abdiel Anselmo é escritor e realizador audiovisual. Bacharel em Letras Português pela Universidade Estadual do Ceará e mestrando em Letras pela Universidade Federal do Ceará, tem Formação técnica no Curso de Realização em Audiovisual da Vila das Artes. Participou do Laboratório de Criação de Audiovisual 2018 do Porto Iracema das Artes onde foi co-roteirista, junto de Mozart Freire, do longa-metragem “O Ovo do Rei Caranguejo”. Teve o roteiro “O Coração de Pardo” como semifinalista do concurso de roteiro ROTA.      

Mozart Freire é sociólogo, roteirista e diretor de cinema com graduação em Ciências Sociais e mestrado em Sociologia pela Universidade Federal do Ceará. Estudou audiovisual na Vila das Artes e participou do Laboratório de cinema do Porto Iracema das Artes, no qual desenvolveu, junto com Abdiel Anselmo, o roteiro “O Ovo do Rei Caranguejo” que obteve menção honrosa pelo Instituto Olga Rabinovich. Foi roteirista e diretor dos curtas Cinemão (2015), Janaína Overdrive (2016) e Pop Ritual (2019).   

Zooniado é uma experimentação estética da artista Lila Almeida que traduz, através da linguagem da performance, o estado de espírito que surgiu na época da Pandemia e pretende provocar reflexões acerca do excesso de utilização das plataformas de videoconferência, a partir de rotinas impostas pela pandemia nesses últimos dois anos, quando a Covid-19 chegou ao Brasil.   

Lila Almeida atua em multilinguagens. Formada em Cinema e Audiovisual, é diretora, roteirista, produtora, artista visual, performer, atriz e agora mestranda no programa de pós-graduação em artes da Universidade Federal do Ceará (UFC), com pesquisa sobre corpo, performance e o tema transtorno de imagem. 

Acessar Ir para o topo