Área do cabeçalho
gov.br
Portal da UFC Acesso a informação da UFC Ouvidoria Conteúdo disponível em: Português

Universidade Federal do Ceará
Pró-Reitoria de Cultura da UFC

Área do conteúdo

#PersonaEmFoco | Descartes Gadelha

Data de publicação: 11 de maio de 2018. Categoria: #PersonaemFoco, Notícias

Descartes Gadelha é artista plástico, músico e Doutor Honoris Causa da Universidade Federal do Ceará desde 2015, quando foi outorgado com o título pela instituição. Em sua homenagem, o MAUC tem, entre seus 8 espaços de exposição, a sala Descartes Gadelha, que conta com diferentes obras de sua autoria: desenhos, xilogravuras, pinturas e esculturas.

A partir de uma linguagem expressionista, Descartes retrata em seus trabalhos plásticos temas sociais, culturais, religiosos e literários relacionados ao Ceará e ao regional. Sua arte aborda a desigualdade social, a devoção fervorosa a São Francisco e ao Padre Cícero, a formação do Arraial de Canudos sob a liderança de Antonio Conselheiro, os contos de Moreira Campos, os catadores de lixo do Jangurussu, entre outros assuntos.

Sua primeira exposição no MAUC foi “Civilização do Nordeste”, em 1963. Depois, vieram “Canindé: Canaã nordestina” (1974); “O santo, a fé, o homem e a terra” (1983); “Os catadores do Jangurussu” (1989); “De um alguém para outro alguém” (1991); “Cicatrizes submersas” (1999); “Iracemas, morenos e coca-colas” (2004); “O Caldeirão de fé” (2008) e “Retrospectiva” (2013). Em 2014, oficializou a doação de 377 obras do seu acervo para a UFC.

Ao lado de outras personalidades das artes, Descartes Gadelha é uma das pessoas que está à frente do Maracatu Solar, além de ser compositor de diversas loas e griô, representando, assim, um guardião da memória coletiva de um povo ou comunidade. Em janeiro de 2018, Descartes e Pingo de Fortaleza lançaram na sede da Associação Cultural Solidariedade e Arte (SOLAR) o CD “Loas e Canções”, com 16 faixas.

Acessar Ir para o topo