Programação de junho da Mostra Virtual Nosso Palco

Data de publicação: 8 de junho de 2021. Categoria: Informativo Cultural, Nosso Palco, Notícias

A Mostra virtual Nosso Palco realiza neste mês de junho mais uma série de apresentações artísticas, sempre às sextas-feiras e agora em novo horário: as apresentações podem ser conferidas a partir das 17h

O Nosso Palco é um projeto realizado pela Secretaria de Cultura Artística (Secult-Arte/UFC) com o objetivo de proporcionar mais visibilidade aos artistas e projetos culturais realizados pela comunidade acadêmica da UFC.

Em junho são ao todo quatro apresentações. A programação foi iniciada na última sexta-feira, 4, com o pocket show de Berg Menezes e banda. No próximo dia 11, o Oré Anacã – Grupo de Dança Popular da UFC apresenta o “Boi Bumbá de Parintins: Tic tac do meu coração”. No dia 18, Arthur Moreira participa com a apresentação de teatro “Você pergunta e a Jovita responde! – Episódio 1: As quatro estações, e encerrando o mês, o Baticum Proletário apresenta sua performance poética “Estado de Poeta” no dia 25.

As apresentações acontecem toda sexta às 17h no IGTV  da Secretaria e no canal do Youtube (UFC Arte). As apresentações desta primeira edição reúnem produções artísticas dos segmentos de dança, música, audiovisual, teatro e poesia que foram selecionadas por meio de chamada pública.

Sobre as apresentações:

04/06 – Berg Menezes e banda – Clique aqui para assistir a apresentação.

O cantor Berg Menezes interpreta canções do seu repertório acompanhado de sua banda com grandes músicos e tradução em Libras. O artista reúne nesta apresentação canções dos álbuns “Pedra” (2016) e “Qual é a sua revolução?” (2018), trabalho marcado pela sonoridade de guitarras e experimentações sonoras, além da presença da música percussiva e arranjos vocais.

11/06- “Boi Bumbá de Parintins: Tic tac do meu coração” – Oré Anacã Grupo de Dança Popular da UFC

O trabalho apresentado pelo grupo Oré Anacã é uma coreografia que foi inspirada na forma de dançar do boi Bumbá dos anos 1990 e 2000, trazendo elementos do festival de Parintins com a presença de itens e dos bois Garantido e Caprichoso. A música foi escrita por Rozinaldo Carneiro.

O Oré Anacã – Grupo de Dança Popular da UFC atua há dez anos como um projeto de cultura e arte. Situado no Instituto de Educação Física e Esportes (IEFES), atualmente é um projeto vinculado ao Programa de Promoção de Cultura Artística (PPCA) da Secult-Arte/UFC. O projeto tem como objetivo disseminar a cultura popular através das danças tradicionais brasileiras proporcionando formação artística, pedagógica e social. O grupo realiza oficinas, capacitações, pesquisas e criações coreográficas tendo como base as danças tradicionais brasileiras.

18/06 – “Você pergunta e a Jovita responde! – Episódio 1: As quatro estações, direção: Arthur Moreira

Tudo se aprende melhor sorrindo não é verdade? É partindo desse pressuposto que eu e Jovita (a girafa nordestina), vamos explorar um pouco mais sobre as quatro estações. Vamos descobrir suas características, como identificá-las e diferenciá-las entre si. Todas elas existem no Brasil? Quando cada uma começa e termina? Qual o impacto dessas mudanças climáticas sobre nossas vidas? Vamos aprender juntos, com muito bom humor, se as águas de março realmente fecham o verão e se são a promessa de vida no teu coração.

Arthur Moreira é estudante do curso de Teatro-Licenciatura da Universidade Federal do Ceará, onde aprofunda seus estudos no campo da Memória. É também ator, professor em formação e aspirante a dramaturgo. Faz parte do Coletivo Miragem e do Grupo de Teatro Seara, da Seara da Ciência, onde é bolsista pelo projeto Comunicando Ciência com Arte.

25/06 – “Estado de Poeta” com Baticum Proletário

Estado de Poeta é uma performance poética composta por poemas e poesias que marcam a trajetória do Poeta Baticum Proletário.

Baticum Proletário é estudante do Curso de Teatro da UFC, poeta, arte educador e educador social. Escreve poesias, poemas, versos e letras de músicas desde os 12 anos. Coordena a Okupação, onde tem a Biblioteca Comunitária Okupação, o Sarau Okupação, o Slam da Okupa e o Projeto Periferia Vive. É professor de Teatro na ABBEM, no IDESC e no Instituto Maria da Hora.