Área do cabeçalho
gov.br
Portal da UFC Acesso a informação da UFC Ouvidoria Conteúdo disponível em: Português

Universidade Federal do Ceará
Pró-Reitoria de Cultura da UFC

Área do conteúdo

Formação Orquestral no Desenvolvimento Social da Região Norte do Ceará

Coordenadores: Adeline Stervinou, Marco Antonio Toledo Nascimento e Israel Victor Lopes da Silva
E-mail dos coordenadores: adelineflauta@gmail.com; marcotoledosax@hotmail.com; israelvictor@ufc.br
Bolsista(s):
Área temática: Música; Evento
Mídias Digitais: Pesquisamus – Facebook, Institucional / OSUFC – FacebookInstitucionalBlog
Campus: Sobral
Resumo: O trabalho de prática orquestral utilizado como veículo de formação artística e profissional em música, tem se mostrado, mundialmente, como um eficaz método de desenvolvimento musical. No Brasil, são inúmeros projetos chamados “Orquestras Escolas” que têm sido criados, como por exemplo: Instituto Baccarelli e Projeto Guri em São Paulo, Prima na Paraíba, FUNFFEC no Rio Grande do Norte, NEOJIBA na Bahia, entre outros, configurando-se como oportunidades de democratização e inclusão de crianças e jovens a esse tipo de atividade, tida até a pouco tempo como inacessível para as camadas populares da sociedade. Com a chegada do Curso de Música – Licenciatura da UFC em Sobral, oportunizou-se a propagação de projetos musicais direcionados à prática orquestral e a formação de agentes multiplicadores em Música. Atualmente neste curso existem quatro práticas direcionadas à formação orquestral e à divulgação das atividades, a saber:

Orquestra Sinfônica da UFC em Sobral (OSUFC-Sobral): oferece formação orquestral para músicos locais, bem como a divulgação da prática orquestral na região.

Orquestra de Câmara da UFC em Sobral (Camerata UFC-Sobral): promove a formação de novos instrumentistas e novos professores de cordas friccionadas.

Orquestra de Flautas da UFC em Sobral (Flautas UFC – Sobral): oferece uma iniciação musical através da aprendizagem instrumental de flautas.

Capacitação de Mestres de Banda (Banda do Norte): promove a formação e o desenvolvimento profissional dos mestres e membros de bandas de música da região norte do Estado, assim como a divulgação e valorização das bandas de música e de seu repertório como patrimônio imaterial.

Acessar Ir para o topo