Cine Refluxus: Cineclube do Curso de Cinema e Audiovisual da UFC

E-mail do coordenador: mdidimo@hotmail.com
Área temática: CINEMA E AUDIOVISUAL
Facebook: www.facebook.com/cine.refluxus

Resumo: O cineclube Cine Refluxus nasce com a proposta de gerar debates que complementem a formação dos estudantes de Cinema e Audiovisual da Universidade Federal do Ceará, UFC. Desde sua fundação, em 2011, o cineclube conta com várias exibições de curtas e longa-metragens, que após projetados são debatidos por pesquisadores – estudantes do curso, docentes ou pesquisadores de outras áreas -, em sessões que duram em média duas horas com debates que possuem entre trinta minutos a uma hora e meia. O presente trabalho visa avaliar como o Cine Refluxus influencia na formação dos estudantes do curso de Cinema, bem como busca analisar como os frequentadores em geral lidam com os debates, que para além de mera análise fílmica, perpassam por questões de cunho social, estético, político etc. Escolhidos cuidadosamente por uma equipe coordenada pelo professor responsável, Marcelo Dídimo, os filmes exibidos são analisados para que se descubra se sustentam um debate, avaliando-se suas características fílmicas, sociais e históricas.