Coral da Área da Saúde da UFC

E-mail do coordenador: gerardovianajr@gmail.com
Área temática: MÚSICA
Campus: Fortaleza

Resumo: O projeto surgiu no final dos anos 80, então chamado “Coral Projeto”, por iniciativa do Profº Dr. Paulo Roberto Almeida, com o objetivo de incentivar a prática de atividades artísticas dentro da Universidade Federal do Ceará. Sob a regência do Elvis Matos, o coro era constituído por vozes masculinas e femininas e contava com a participação de alunos do curso de medicina da UFC. Em 1997, com a escassez de vozes masculinas, as atividades do grupo passaram a ser desenvolvidas apenas por mulheres, tornando-se o coral feminino de nome “Seios da Face”. No ano seguinte, em, 1998, o grupo foi institucionalizado, tornou-se projeto de extensão universitária da UFC, vinculado ao departamento de patologia e medicina legal, sob a orientação da Profª Dra. Yacy Mendonça. Hoje, o grupo, que é um agente de integração político-social e cultural entre os estudantes e a comunidade, desenvolve, além do canto, outras atividades artísticas e educativas, como: expressão corporal, dinâmica de grupo, musicalização, exercícios de respiração, relaxamento e técnica vocal, durante duas de ensaios semanais.