Fotografia tátil como ferramenta de inclusão social de deficientes visuais

Coordenador(a): Roberto Cesar Cavalcante Vieira
E-mail do coordenador: robertovieira@dau.ufc.br
Área temática: ARTES VISUAIS
Facebook: www.facebook.com/fotografiatatil
Campus: Fortaleza

Resumo: A arte, além de seus vários fatores sociais também tem como função a inclusão. Indivíduos que possuem algum tipo de necessidade especial, seja essa física ou intelectual, têm direitos iguais de desfrutar de produções artísticas. É necessária então a criação de ferramentas para difundir e possibilitar o acesso a arte, não havendo restrições e sendo essa, também, fator de inclusão social. Para isso, o projeto se divide em três partes. A primeira parte, consiste na realização de oficinas de fotografia para deficientes visuais, buscando entender o processo do ponto de vista dos participantes e estudar processos de áudio-descrição de filmes e adaptá-los para a descrição de cenários para o ato de fotografar. Em seguida, é feito o estudo de programação e processamento das imagens geradas pelos fotógrafos e o desenvolvimento de diferentes algoritmos que formam padrões artísticos, para a materialização das fotografias. O aprimoramento dessa etapa influi na qualidade final das peças materializadas. A terceira parte, a materialização das fotografias em placas de materiais rígidos, é o que vai possibilitar que a fotografia seja apreciada pelo deficiente visual, via sentido do tato. Essas peças serão feitas utilizando-se de tecnologias de usinagem 3D a partir dos padrões gerados via programação. Em seguida faz parte do projeto expor os trabalhos dos participantes das oficinas e avaliar a experiência, a fim de melhorar, não só o conteúdo das exposições, como também das oficinas e do material produzido. O projeto é uma ferramenta educacional de inclusão e difusão da arte e traz benefícios tanto para os deficientes visuais, como para os alunos monitores possibilitando um melhor entendimento acerca da percepção do mundo na ausência da visão.