Orquestra Sinfônica da UFC Fortaleza

E-mail do coordenador: serafim.caef@gmail.com
Área temática: MÚSICA
Campus: Fortaleza

Resumo: A Orquestra Sinfônica da Universidade Federal do Ceará (OSUFC) foi sonhada no cenário musical fortalezense vinculado à Universidade Federal do Ceará (UFC) desde a década de 1980, a partir do Projeto Ópera. Este projeto, pautado pelo interesse na constituição de uma Ópera Escola, sempre esteve a par da demanda sinfônica que uma ópera requisita. O marco representativo deste sonho foi a idealização de uma ópera nordestina pelo sopranista Paulo Abel do Nascimento no ano de 1985, desafio aceito pelo compositor cearense Tarcísio José de Lima que, a convite da Profa. Izaíra Silvino, compôs e publicou em 2009 a ópera Moacir das Sete Mortes. Contudo, havendo impedimento da concretização imediata, devido à falta de uma escola especializada de cantores líricos e músicos orquestrais, impulsionou-se a idealização e implantação dos cursos de Licenciatura em Música da UFC nos campi de Fortaleza (em 2006), Cariri (em 2010) e Sobral (em 2011). No início de 2015, após paulatina contratação de professores e expansão dos grupos instrumentais, pode ser concretizada a Orquestra Sinfônica da UFC (OSUFC). A estratégia básica desse movimento foi reunir os melhores integrantes dos grupos instrumentais de cada campi, ou seja, da Orquestra de Câmara da UFC e da Banda Sinfônica da UFC (ambos de Fortaleza), da Banda do Norte e do Núcleo Sinfônico (ambos de Sobral). O projeto será direcionado à comunidade em geral, aos alunos de todos os cursos da UFC e professores desta instituição.