Quarteto de Violões da UFC

Área temática: MÚSICA
Sítio: quartetoufc.xpg.uol.com.br
Campus: Fortaleza

Resumo: O Quarteto de Violões da Universidade Federal do Ceará é um projeto de Extensão cujo objetivo principal é educar pela música, além de difundir e valorizar a cultura violonística. O projeto tem-se consolidado como ferramenta primordial colocada à disposição dos estudantes do curso de música, principalmente aqueles que terminam a disciplina de pratica instrumental violão e querem aprimorar e ampliar seus conhecimentos técnicos e musicais nesse instrumento. A formatação do projeto inclui o aprendizado em grupo, trabalho de pesquisa e as apresentações musicais. O aprendizado em grupo é uma forma de os alunos construírem coletivamente seu conhecimento porque, nesse momento, eles interagem com as diferentes percepções que cada um tem em relação ao fazer musical; experimentam um fortalecimento das relações interpessoais o que adquire importante papel no sentido de se ir além dos conceitos teóricos musicais e que resulta consequentemente na busca, pelo grupo, de um aprimoramento da execução musical.