Área do cabeçalho
gov.br
Portal da UFC Acesso a informação da UFC Ouvidoria Conteúdo disponível em: Português

Universidade Federal do Ceará
Pró-Reitoria de Cultura da UFC

Área do conteúdo

Grupo de Música Percussiva Acadêmicos Casa Caiada

Coordenadora: Profª. Catherine Furtado dos Santos.
E-mail da coordenadora: batherine_84@yahoo.com.br.
Bolsista(s):
Paulo Renato Mendes, Rafael de Sousa, Victor da Silva.
Área temática:
Música.
Facebook: https://www.facebook.com/academicoscasacaiada/

Campus: Fortaleza.

Resumo: O Grupo de Música Percussiva Acadêmicos da Casa Caiada (GMPACC) é um Projeto de Extensão vinculado a Secretaria de Cultura Artística (Secult – UFC) do Curso de Música da Universidade Federal do Ceará – UFC fundado em 2008 sob a regência e coordenação da Profª. Mª. Catherine Furtado dos Santos (UFC). O nome “Casa Caiada” foi dado por Descartes Marques Gadelha (mestre de cultura popular). A proposta do Grupo é desenvolver uma formação artística e musical através das práticas percussivas em coletivo/colaborativo com a comunidade no geral.

O Grupo, através das diversas pesquisas e vivências compartilhadas, no decorrer das atividades do projeto, sobre a temática da cultura popular brasileira compreende o desfile de rua como um fator simbólico da produção percussiva e como palco de manifestação artística e cultural. Brincar o carnaval é além de uma identidade cultural brasileira um espaço de formação musical e educacional, integrando arte cênica e musical em um enredo desenvolvido, criado e recriado por pessoas que se reúnem para essa contribuição cultural à cidade de Fortaleza.
Em 2017, os Acadêmicos da Casa Caiada preparam seu quinto desfile Carnavalesco na Avenida Domingos Olímpio, firmando-se de vez no circuito dos Blocos de Carnaval em Fortaleza, do qual participa desde 2011, ano em que desfilou com o “samba – enredo” Casinha Caiada (Descartes Gadelha) em 2014, com “samba reggae” Repicaxé (Catherine Furtado) em 2015, com a “congada” Rosário em Flor (Artur Guidugli) e, em 2016, com a “ciranda maracatu” Vai ter Carnaval (Zéis / Jânio Florêncio).
Neste ano, 2017, o grupo homenageia a cultura praieira e desfila com o ritmo Coco. Com influência africana e indígena, o Coco é uma dança de roda acompanhada de cantoria e executada em pares, fileiras ou círculos durante festas populares do litoral e do sertão nordestino. A temática escolhida para esse ano: “O Coco é de Casa!“ traz a composição “Felicidade”, do compositor baiano Tom Zé, mesclada aos cocos de roda da pernambucana Selma do Coco e do grupo Coco Raízes de Arcoverde, combinando elementos dos Cocos de Roda aos Cocos de Maracatu, com a alegria de desfilar na avenida.
Com a participação de 32 integrantes, sob a coordenação de Catherine Furtado e a atual regência de Artur Guidugli, Paulo Renato e Victor S.Ramos, o grupo desfilará no dia 27 de Fevereiro, segunda-feira de carnaval, às 16:00h na Avenida Domingos Olímpio, Fortaleza. Este ano, também, o grupo conta com a participação especial dos integrantes do Grupo de Percussão Ilé Anu da Casa da Caridade Dr. Aldolph Fritz e também dos integrantes do projeto social Museu da Boneca de Pano.
O grupo mantém sua parceria de formação junto ao Maracatu Solar, integrando um projeto de extensão da Universidade Federal do Ceará às manifestações carnavalescas da comunidade. O desfile conjunto acontecerá no dia 25 de Fevereiro, sábado de carnaval, às 22:00, também na Avenida Domingos Olímpio.
Os ensaios já acontecem todos às segundas e quartas-feiras de 18:30 às 20:30 e aos sábados de 09 às 12h, no espaço do Instituto de Cultura e Arte – Campus do Pici, local onde também funciona o Núcleo de Música Percussiva da UFC. Através de atividades instrumentais, ensaios coletivos e cortejos pelas ruas do bairro.
Desfilando novamente na Avenida Domingo Olímpio, o grupo de percussão da Universidade Federal do Ceará em período carnavalesco, privilegia a importância dessa vivência, experiência e consolida diálogos culturais entre espaços formativos. Com certeza será mais um ano de experiências, encantadoras e formativas que abrirão caminhos ao conhecimento da cultura popular local, o reviver da brincadeira saudável e saudosa do carnaval de rua da cidade de Fortaleza.
O grupo conta com o apoio da ACEC-CE (Associação Cultural Das Entidades Carnavalescas Do Estado Do Ceará) e da Secretaria de Cultura Artística da UFC. Agradecimentos ao Prof. Dr. Erwin Schrader, Prof. Dr. Elvis Matos, Mônica, Arnould, Eduardo e Marcos (ACEC-CE).

Asssista ao vídeo da participação do grupo Casa Caiada na 4ª edição do Circuito UFC-Arte:

 

Acessar Ir para o topo