Orquestra de Cordas da UFC

Camerata de Cordas – Oriundo do projeto “Orquestra de Cordas da UFC”.

Coordenador(a): Liu Man Ying.
E-mail do coordenador: liu_ufc@yahoo.com.br.
Bolsista(s): Bruno Queiroz Alves.
Área temática: Música.
Campus: Fortaleza.

Resumo: O projeto Orquestra de Cordas da UFC-Fortaleza, tem por objetivo, proporcionar a oportunidade de prática de música em conjunto com desenvolvimento de repertório próprio para grupos de cordas friccionadas, gratuitas para todos os estudantes de música, e pessoas interessadas da comunidade da cidade de Fortaleza, com ou sem prévio conhecimento musical dos instrumentos de cordas (violino, viola, violoncelo e contrabaixo). Objetiva integrar os grupos de ensino coletivo de cordas de graduação, e será composta por alunos e participantes que apresentam diversos níveis de desenvolvimento técnico musical, em uma proposta de trabalho que busca a integração dos grupos de cordas interno do ICA com grupos externos à UFC, com a participação de músicos da comunidade. A proposta da Orquestra de Cordas é de ser um dos grupos de formação básica para o aluno de cordas, constituindo seu primeiro grupo camerístico musical, que abordará um repertório facilitado para o aluno iniciante de música. A partir deste grupo de base, com o devido aprimoramento técnico-musical, o aluno seguirá seu desenvolvimento na prática musical com outros grupos de repertório mais avançado como a Camerata de Cordas da UFC e no momento oportuno, integrará os quadros da Orquestra Sinfônica da UFC, sendo o ponto culminante desse caminho ascendente de desenvolvimento musical.