Ciência e Arte: Transgredir o Científico

Ciência & Arte: transgredir o científico (2021) - YouTube

Coordenadores(as): Erika Freitas Mota; Raphael Alves Feitosa.
E-mail dos coordenadores(as): erika.mota@ufc.br; raphael.feitosa@ufc.br
Bolsista(s): Jessica Costa Silva.
Área temática: Artes Integradas.
Mídias Digitais: Archor; Blogspot; Spotify; Youtube.
Campus: Fortaleza.
Resumo:

O objetivo principal do projeto “Ciência & Arte: transgredir o científico” é pensar e refletir sobre as relações arte-ciência ou ciência-arte, contribuindo para a melhoria da qualidade da educação pública e da cultura acadêmica, bem como aperfeiçoar a formação dos discentes de cursos de Licenciatura da Universidade Federal do Ceará. Em suas ações, serão elaborados podcast sobre arte-ciência, vídeos de divulgação, curso de formação de 40 horas/aula e obras de arte (fotografias e mídias digitais).

O professor como um artista é um ser criativo em seu trabalho, capaz de produzir o novo em parceria com alunos e colegas professores/gestores. A inspiração para a formação do professor como artista vem dos processos de formação no campo dos artistas (pintores, músicos, dançarinos, etc.), cuja ação prática é realizada junto do seu campo teórico, e ambas se influenciam mutuamente (Feitosa, R. A. (2020). New public policy for teacher training in Brazil: Vincent van Gogh as an inspiration for the action of the Pedagogical Residency program? Policy Futures in education. https://doi.org/10.1177/1478210320940129). Seguindo essa lógica, o projeto “Ciência & Arte: transgredir o científico” irá buscar uma articulação com o Programa Residência Pedagógica UFC, firmando parceria com as escolas da rede pública do estado do Ceará.

Nessa perspectiva de reaproximação entre ciência e arte, o projeto “Ciência & Arte: transgredir o científico” seguirá pelas searas da conexão horizontal entre tais áreas do conhecimento, ligando as artes com a ciência, tecnologia, engenharia e matemática, demandando novas política e práticas da educação. A literatura vem mostrando que essa imbricação ciência-arte, conhecida como Sci-Art (ou SciArt), vem rendendo bons frutos nas áreas de educação e do ensino (Illingworth, S. & Griffiths, D. (2019). SciArt: Teaching Across the Interface. EOS: Earth and Space Science News, American Geophysical Union, 29 Jan. 2019. Disponível em: https://doi.org/10.1029/2019EO114633). Assim, ressalta-se a necessidade de elaborar uma outra relação com o saber sistematizado das ciências naturais e humanas, que contrarie a lógica vigente da segmentação e hierarquização legitimada pela lógica disciplinar, abrindo caminho para uma articulação entre os saberes.