Comunicando Ciência com Arte

Coordenadores(as):Ilde Guedes da Silva; Pedro Jorge Caldas Magalhães; Jéssica Miranda Abreu Freire; Maria Cleidiane Barbosa da Silva.
E-mail dos coordenadores(as):
ildeguedes@gmail.com; pjcmagalhães@ufc.br; jessic.miranda.abreu@gmail.com; cleidiane.ufc@gmail.com
Bolsista(s): Arthur Moreira Assunção; Mariane Romão Silva; Maya Vic Do Nascimento; Raireno Pinheiro Maciel; Rosa Maria De Sousa Magalhães.
Área temática:
Teatro.
Mídias Digitais:
InstagramFacebook; Twitter
Cidade:
Fortaleza.

Resumo: A Seara da Ciência é o órgão de divulgação científica e tecnológica da Universidade Federal do Ceará (UFC) que desde o ano de 2000 tem como objetivo popularizar a ciência e colaborar para a melhoria do Ensino de Ciências no Estado do Ceará. Para isso, defende uma proposta pautada na interdisciplinaridade do conhecimento acessível tanto aos estudantes da rede pública quanto da rede privada de educação, contemplando desde a Educação Infantil à Pós-Graduação e público em geral. Dentre as diversas ações de divulgação científica promovidas pela Seara da Ciência, há o Salão de Exposição que conta com mais de 90 experimentos para o público interagir. O que diferencia a Seara dos tradicionais museus é a adoção da linguagem lúdica para comunicar e divulgar a ciência, permitindo ao público participar da construção do conhecimento. A Seara da Ciência é um espaço inovador que se propõe a explorar as relações entre Ciência e Arte, na qual uma possa conferir à outra conteúdos, metodologias e linguagens, integrando ambas na construção de um processo pedagógico. A Seara tem explorado várias linguagens artísticas com o objetivo primordial de encantar os jovens pela Ciência. Assim, agrega ao Planejamento Anual (2021) ações de caráter artístico-culturais, tais como: Produção e montagem de peças de teatro científico, apresentações de peças para o público visitante do museu e solicitações de escolas da rede pública, organização do Seara Teatral (Festival de teatro científico das escolas públicas) e participação no Festival nacional de Teatro Científico “Ciência em Cena”. No setor audiovisual a Seara mantém a atualização do Site, Facebook e Instagram na internet; edição de vídeos de divulgação científica; produção da Coleção Santo de Casa e Imortais da Ciência.