Laboratório de Práticas Experimentais em Arte e Educação Museal do Museu de Arte da UFC (LAPEArte/Mauc)

Laboratório de Práticas Experimentais em Arte-Educação do Museu de Arte da UFC (LAPEARTE) – Secretaria de Cultura Artística+

Coordenadores(as): Aline Teresinha Basso (ECA), Helem Cristina Ribeiro de Oliveira Correia e Saulo Moreno Rocha (ECA).
E-mail dos coordenadores(as): alinebasso@ufc.br; helem.ribeiro@ufc.br; smr.museologo@ufc.br
Bolsista(s): Arshamã Luara Cândido De Souza.
Área temática: Artes Integradas e Formação Artística.
Mídias Digitais: FacebookInstagram1, Instagram2, Institucional, Twitter
Campus: Fortaleza.

Resumo: O Laboratório de Práticas Experimentais em Arte e Educação Museal (LAPEArte) é uma iniciativa vinculada ao Núcleo Educativo do Museu de Arte da UFC (NEMauc) e visa fomentar a criação de um eixo de pesquisa e vivência formativa em Arte, Arte/Educação e Educação Museal, promovendo a consolidação do projeto pedagógico do museu, em sintonia com a integração de práticas experimentais que aliem a dimensão educativa do contexto museal com as possibilidades poéticas e criativas do fazer artístico. A constituição do LAPEArte está em sintonia com o objetivo central do Núcleo Educativo, qual seja, o de ser um Serviço Educativo de excelência, inovador e alinhado às dinâmicas contemporâneas de diálogo e participação social, atento à acessibilidade universal como um direito humano fundamental e ao acesso à arte e ao patrimônio, como meios indispensáveis à construção de sociedades democráticas, fomentando o engajamento de públicos, sejam eles presenciais ou virtuais. Também está em harmonia com os objetivos estratégicos do museu, consolidados em seu Plano Museológico e, notadamente, com as metas estabelecidas no PDI da UFC, especialmente nos eixos relacionados à ampliação da cultura artística no ambiente universitário.