Orquestra Sinfônica da UFC – Fortaleza

Orquestra da UFC apresenta concerto Musicais – Instituto de Cultura e Arte

Coordenadores(as): Diego Rafael da Silva Paixão, Leandro Libardi Serafim e Liu Man Ying (iniciação cientifica).
E-mail dos coordenadores(as): diegopaixao_contatos@yahoo.com.br; leandro.serafim@ufc.br; liu_ufc@yahoo.com.br
Bolsista(s): Jose Afonso Teixeira Filho, Juliana Evandro Barreto Martins, Lucas Martins Santiago e Rozana Dourado Sampaio.
Área temática: Música e Realização Artística.
Mídias Digitais: FacebookInstagram, YouTube
Campus: Fortaleza.

Resumo: O trabalho com instrumentos sinfônicos tem uma presença histórica na UFC, quando em 1980, através de parceria com o Serviço Social da Indústria (SESI), foi criada a Orquestra de Câmara SESI/UFC, parceria que perdurou por quase 30 anos. Em 2006 foi dado início ao Curso de Licenciatura em Música da UFC e três anos mais tarde foi criado o primeiro grupo instrumental vinculado a este curso, a Orquestra de Sopros da UFC. Em 2011, foi a vez da criação de um grupo de cordas que recebeu o nome de Encordoados. Mais tarde, no final de 2014, a partir de paulatina ampliação, este grupo passou a ser chamado de Orquestra de Câmara da UFC e, por fim, em meados de 2015, adotou o nome de Orquestra Sinfônica da UFC – Fortaleza (OSUFC – Fortaleza). A OSUFC Fortaleza não é apenas um grupo artístico, muito mais do que isso, é um projeto de educação musical e desmistificação da prática orquestral. Isto porque enquanto a formação de músicos de orquestras é feita normalmente em conservatórios e cursos de bacharelado, a formação dos músicos-educadores da OSUFC e de todos seus grupos de base, é feita no âmbito de um curso de licenciatura em música sem Teste de Habilidade Específica (THE), tendo como base não o ensino tutorial, mas o Ensino Coletivo.