Palco de Giz – Projeto de Formação de Espectadores

Palco de Giz: Projeto de Formação de Espectadores da UFC – Secretaria de Cultura Artística

Coordenadores(as): Francis Wilker de Carvalho (ECA), Juliana Maria Girão Carvalho Nascimento (ECA) e Maria Linekely da Silva Aguiar (iniciação cientifica).
E-mail dos coordenadores(as): franciswilker@gmail.com; jucarvalho.ufc@gmail.com; kelyrusso@gmail.com
Bolsista(s): Ana Leticia Cacau Leite, Natalia Wirtzbiki Adamy e Yanka Leandra Da Silva.
Área temática: Artes Integradas e Formação Artística.
Mídias Digitais: Instagram, Site
Campus: Fortaleza.

Resumo: O Palco de Giz – Projeto de Formação de Espectadores da UFC é realizado em parceria com o Teatro Universitário Paschoal Carlos Magno e visa promover a formação de espectadores engajados e críticos, tendo como principal público estudantes da educação básica de escolas da rede pública de Fortaleza e de Jijoca. Para isso, oportuniza aos alunos das escolas participantes o acesso físico e linguístico a espetáculos cênicos (teatro e dança) e musicais, de modo a sensibilizá-los acerca da linguagem artística e seus aspectos poéticos, estéticos e temáticos, realizando atividades pedagógicas de mediação que envolvem experimentações práticas, contextualizações teóricas e a apreciação artística. Nesse sentido, o Palco de Giz se propõe a atuar no campo da pedagogia teatral, mais especificamente no que é chamado de pedagogia do espectador (DESGRANGES, 2003). Esta compreende a necessidade de oportunizar não somente o acesso físico ao mundo teatral (seja de modo presencial ou através de plataformas virtuais), mas sobretudo o acesso linguístico e sensível do público, oriundo de escolas públicas, aos espetáculos cênicos e aos seus códigos semióticos, de modo a estimulá-los a frequentar o teatro, possibilitando que se tornem espectadores com uma postura ativa de diálogo com as obras cênicas, fomentando ainda o desejo pela experiência artística de maneira prazerosa, reflexiva e crítica.