Quinteto de Metais da UFC

Mapa Cultural - Quinteto de Metais da UFC - Mapa Cultural do Ceará

Coordenadores(as): Jáderson Aguiar Teixeira e Leandro Libardi Serafim.
E-mail dos coordenadores(as): jaderson@ufc.br; leandro.serafim@ufc.br
Bolsista(s): Joao Victor Rodrigues Rabelo.
Área temática: Música e Realização Artística.
Mídias Digitais: Instagram
Campus: Fortaleza.

Resumo: O grupo foi criado em 2019, no âmbito do Curso de Licenciatura em Música da UFC Fortaleza, no intuito de possibilitar a prática de música de câmara através de repertórios especificamente compostos para quinteto de metais e ainda, obras arranjadas para esta formação. Assim sendo, seu objetivo primeiro é promover a capacitação de seus integrantes, sejam eles alunos do curso de graduação ou dos projetos de extensão/artísticos vinculados ao curso. Ao longo de 2019 e primeiro trimestre de 2020, o grupo realizou dois ensaios semanais, a partir dos quais preparou e realizou diversos concertos temáticos nos mais diversos eventos, tal como na quarta edição brasileira do Festival Eurochestries e na 4º Conferência Internacional de Educação Musical de Sobral, ambos em 2019, no VI Gramado in Concert – Festival Internacional de Música realizado em 2020, na cidade de Gramado-RS e também em diversos outros eventos acadêmicos e externos a universidade, incluindo apresentações em escolas públicas de Fortaleza e Sobral. No ano de 2021, o grupo pretende preparar 4 concertos temáticos específicos: um primeiro incluindo repertório eclético nacional e internacional arranjado para esta formação, podendo adequar-se as mais diversas possibilidades de eventos institucionais e em espaços culturais; um segundo repertório composto exclusivamente por obras nacionais e internacionais compostas especificamente para quintetos de metais; um terceiro composto exclusivamente por arranjos de obras populares brasileiras e composições feitas especialmente para o grupo pelo professor e arranjador Jáderson Aguiar Teixeira, parceiro do projeto neste ano; e um quarto repertório com intuito pedagógico-musical, direcionado à realização de concertos didáticos em escolas públicas e projetos sociais de Fortaleza e região.