Tecnologias assistivas: acesso à música para pessoas surdas

Tecnologia assistiva para alunos com deficiência auditiva

Coordenadores(as): Henrique Pereira Rocha e Tobias Sandino Gaede.
E-mail dos coordenadores(as): hrocha@ufc.br; tobiasgaede@gmail.com
Bolsista(s): Rebeca Santiago Holanda.
Área temática: Artes Integradas e Formação Artística.
Mídias Digitais: Projeto Novo
Campus: Fortaleza.

Resumo: O projeto “Tecnologias assistivas: acesso à música para pessoas surdas” propõe a pesquisa e difusão de conhecimento sobre o desenvolvimento de recursos de tecnologias assistivas como meio de acesso de pessoas deficientes auditivas para espetáculos musicais, utilizando-se de recursos através de meio visual (projeção digital em vídeo) e meio sensorial (luvas táteis). Para a realização deste projeto, o Setor de Produção Cultural do Instituto de Cultura e Arte (ICA) da Universidade Federal do Ceará (UFC) se associa com o Curso de Design do Departamento de Arquitetura e Urbanismo e Design da UFC e o Grupo de Trabalho de Tecnologias Assistivas desta mesma universidade. Esta proposta tem o objetivo de avançar no campo do desenvolvimento da pesquisa e difusão das tecnologias assistivas para pessoas surdas a partir de experiências anteriores realizadas pelo prof. Dr. Roberto Vieira, do Curso de Design, e pela profa. Ms. Dora Utermohl, do Curso de Música, com a utilização de projeção em vídeo de elementos digitais a partir da captação da vibração sonora da música. Desta forma, além do desenvolvimento de novos recursos visuais de captação e tradução do som para meios visuais, esta proposta inova ao propor a pesquisa da tecnologia de luvas táteis com sensores e ativadores de vibração a serem utilizadas por pessoas surdas durante os concertos musicais, como forma de percepção sensorial do som que estará sendo executado.