Zumbi – O Rap na Universitária FM

Zumbi - O Rap na Universitária FM #25 by Rádio Universitária FM | Mixcloud

Coordenadores(as): Caio César Mota Magalhães e Thaís Amorim Aragão (ECA).
E-mail dos coordenadores(as): caiocesarmagalhaes@gmail.com; thais.aragao@ufc.br
Bolsista(s): Rayanne Cristina Da Silva Pinheiro.
Área temática: Artes Integradas e Realização Artística.
Mídias Digitais: Blog do Zumbi, Mixcloud RUFM, Facebook, Instagram, Soundcloud, Twitter
Campus: Fortaleza.

Resumo: O programa Zumbi – O Rap na Universitária FM vai ao ar todos os domingos, com aproximadamente 1h50min de duração, desde novembro de 2018. A transmissão acontece das 18h às 20h, pela frequência 107,9 FM, podendo ser ouvida em Fortaleza e em outras localidades da Região Metropolitana. Há veiculação simultânea pela internet, seja pelo player disponível no site da emissora ou pelo aplicativo para celular desenvolvido pela Universitária FM. Neste projeto, consideramos que cada edição do programa Zumbi é um bem artístico e cultural, produzido para fruição da comunidade da UFC e do público geral da emissora, incluindo as comunidades onde são realizadas as produções divulgadas no programa. Para os ouvintes, oferece uma seleção e um panorama informado da produção cultural ligada ao hip hop e às culturas periféricas, que nem sempre têm espaço na grande mídia. Além de uma seleção musical que valoriza as novas produções do Ceará, e do Norte e Nordeste, junto às demais regiões, o programa também apresenta notícias e matérias. Também realiza e veicula entrevistas com artistas da música, da dança, da literatura, das artes visuais e de outras linguagens artísticas, e convida produtores culturais e acadêmicos para conversar sobre atividades e investigações que dialogam com os temas abordados no programa. Em 2020, por exemplo, veiculou drops radiofônico do Slam da Okupa, evento de declamação de poesia que deixou de ser realizado presencialmente em Fortaleza por causa da pandemia.