Área do cabeçalho
gov.br

Este sítio foi reprojetado para melhor atendê-lo. Acesse já pelo celular e veja mais essa novidade

Portal da UFC Acesso a informação da UFC Ouvidoria Conteúdo disponível em: Português

Universidade Federal do Ceará
Secretaria de Cultura da UFC

Área do conteúdo

Programa Zumbi – O Rap na Universitária FM recebe a rapper mineira Tamara Franklin

Data de publicação: 24 de março de 2021. Categoria: Arte na Universidade, Notícias, PPCA, Programa de Promoção da Cultura Artística

#PraCegoVer Foto de uma mulher negra, cantora. Ela tem tranças vermelhas no cabelo e usa óculos, veste uma camisa de manga longa também de cor vermelha. Ao fundo aparecem várias pessoas olhando para ela.

O programa radiofônico Zumbi – O Rap na Universitária FM transmite no próximo domingo, 28, a edição especial do mês de março com a rapper mineira Tamara Franklin. O programa vai ao ar às 18h, na Rádio Universitária FM 107,9.

Tamara Franklin é reconhecida na rica cena do hip hop de Minas Gerais. A artista vai falar sobre como se inspirou no princípio do aquilombamento para produzir seu álbum Fugio. O título do trabalho vem de letreiros em anúncios de jornais brasileiros no século XIX anunciando a busca por pessoas que haviam fugido da escravidão.

À procura de sua ancestralidade, a MC uniu a poesia de seu altivo canto falado a diversas outras sonoridades. Além de ter reunido uma banda para compor e gravar, Tamara Franklin também trouxe tambores do congado e vozes negras da Guarda do Congo feminina de Nossa Senhora do Rosário e do Coral Vozes de Campanhã, grupo de Ribeirão das Neves, sua cidade natal, na Região Metropolitana de Belo Horizonte. Além de detalhes da produção do álbum, ela vai contar como foi seu encontro com a cultura hip hop, que hoje considera sua religião.

Além de entrevistas, o projeto Zumbi – O Rap na Universitária FM também traz notícias e uma seleção musical cheia de lançamentos. Em 2021, o programa radiofônico conta com o apoio da Secult-Arte UFC, através do Programa de Promoção da Cultura Artística – PPCA.

Com apresentação de Thaís Aragão, a produção vai ao ar todos os domingos, das 18h às 20h, na Rádio Universitária FM 107,9, emissora da Fundação Cearense de Pesquisa e Cultura, ligada à Universidade Federal do Ceará. O programa também pode ser ouvido pela internet, acessando o site www.radiouniversitaria.com.br, ou pelo app Rádio Universitária FM, disponível para Android e iOS.

Foto: Neide Oliveira
Fonte: Coordenação do projeto

Acessar Ir para o topo