Área do cabeçalho
gov.br
Portal da UFC Acesso a informação da UFC Ouvidoria Conteúdo disponível em: Português

Universidade Federal do Ceará
Secretaria de Cultura da UFC

Área do conteúdo

Secult UFC divulga resultado do III Concurso Literário da Semana do Servidor

Data de publicação: 1 de novembro de 2022. Categoria: Arte na Universidade, Concurso Literário, Notícias

Descrição da imagem: imagem com a logo do concurso literário na parte superior e com a frase “Confira os poemas selecionados” ao centro. Abaixo está o link do site onde os resultados podem ser acessados e as logos de realização do concurso. Todas as letras estão na cor preta. O fundo da imagem é uma cor creme na parte inferior e laranja na parte superior. Existem dois livros nas laterais da arte.  O resultado final do III Concurso Literário da Semana do Servidor UFC 2022 já está disponível. A lista com os dez poemas selecionados e as 5 menções honrosas foi divulgada nesta terça-feira, 1º de novembro.

A Secretaria de Cultura da UFC agradece a participação de todos e todas que se inscreveram no concurso e parabeniza os autores e as autoras que tiveram textos selecionados. Veja a lista abaixo.

O Concurso Literário é uma iniciativa da Secretaria de Cultura da UFC (Secult UFC) em parceria com a Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (PROGEP) e com a Imprensa Universitária da UFC (IU/PROPLAD).

O resultado reúne poemas selecionados por uma comissão formada por docentes da área da Literatura: Marcelo Magalhães, professor do Departamento de Literatura da Universidade Federal do Ceará (presidente da comissão), Francisco Edi de Oliveira Sousa, professor do Departamento de Letras Estrangeiras da UFC e Valéria Lourenço, professora de Língua Portuguesa e Literaturas do Instituto Federal do Ceará – IFCE/Crateús.

O concurso recebeu 77 inscrições de servidores dos campi da UFC em Fortaleza e no interior houve inscritos dos campi de Quixadá e Russas. Nesta edição foi registrada pela primeira vez a inscrição de um colaborador terceirizado. No total 69 inscrições foram validadas para participar da seleção pela comissão.

Os destaques do resultado foram a expressiva quantidade de servidores técnico-administrativos e aposentados entre os selecionados e uma maior presença de autores dos campi do interior, foram selecionados dois servidores do Campus da UFC de Russas na lista dos finalistas.

PREMIAÇÃO – Os textos selecionados irão compor o 3º volume da Coletânea Travessia, editada pela Imprensa Universitária da UFC (IU/Proplad) em versão e-book e impressa.

Os autores com textos publicados terão direito a dez cópias impressas da coletânea, receberão certificado de participação no concurso e a versão e-book do livro será disponibilizada no Repositório Institucional da UFC.

Os vencedores do concurso participarão da cerimônia de entrega de certificados de participação no dia 10 de novembro, no encerramento da Semana do Servidor da Universidade Federal do Ceará, a partir das 14h, no Auditório da Reitoria. A Semana do Servidor da UFC é realizada anualmente. Neste ano a programação do evento ocorrerá de 8 a 10 de novembro com o tema Cuida do Servidor, Cuida da Universidade”.   

A equipe da Secult UFC e parceiros da iniciativa acreditam que o concurso literário é um espaço de fomento e estímulo à produção literária e a cada edição novos autores e autoras se destacam, mostrando que os talentos na área literária precisam de oportunidades para serem incentivados.

Mais informações podem ser obtidas por e-mail: secult@ufc.br

III CONCURSO LITERÁRIO DA SEMANA DO SERVIDOR UFC 2022
OBRAS SELECIONADAS E RESPECTIVOS AUTORES (Ordem de classificação)

1. Iara – Aimbere Botelho do Amaral
2. Quase manifesto – Talita Nogueira Maia
3. Despertar – Thiago De Aquino Távora Torres
4. Angelus – Manuel Osório De Lima Viana
5. Lamentos – Cristiane Maria Sales Pimentel
6. Contemplação – Maria Do Carmo Alves Carvalho
7. Femininos na janela – Tatiana Passos Zylberberg
8. Entretecimento – Carolina Morais Ribeiro da Silva
9. Caju estourado – Lucelindo Dias Ferreira Junior
10. Cerca viva – Breno Gomes Fernandes

MENÇÃO HONROSA (ordem alfabética):

Bode Ioiô recursivo – Marllus de Melo Lustosa
Cidade – Vânia Maria Queiroz Cavalcante
Ipso facto – Francisco Estêvão de Mesquita Lima
O silêncio do nosso grito – Elizio Ayres Cartaxo
O sobrevivente – Roberta Medeiros de Queiroz

Link: Resultado do Concurso Literário

Acessar Ir para o topo