Laboratório de Produção Cultural do ICA realiza roda de conversa on-line sobre moda, cultura e sustentabilidade, nesta quarta-feira (08)

Data de publicação: 6 de julho de 2020. Categoria: Arte na Universidade, Instituto de Cultura e Arte, Notícias

Seguindo a programação digital, o Laboratório de Produção Cultural do Instituto de Cultura e Arte (ICA), em parceria com a Secretaria de Acessibilidade – UFC Inclui, promove a sua sexta edição da roda de conversa on-line, com o tema “Tecidos, família e casa: perspectivas sobre espaços e moda”. Nesta edição, iremos dialogar sobre o resgate de práticas familiares, afetividades no vestir e sustentabilidade no fazer moda. A live acontece no dia 8 de julho, quarta-feira, às 15h, através do canal do YouTube do ICA.

As convidadas são as professoras do curso Design-Moda do ICA-UFC Marta Sorélia e Francisca Mendes. Já a mediação será com Nyvya Freitas, bolsista do Laboratório de Produção Cultural e discente também do curso Design-Moda.

O bate-papo é um convite a refletirmos sobre o retorno ao lar e a forma como passamos os dias durante o isolamento social no contexto da pandemia do COVID-19, no qual temos resgatado memórias afetivas e despertado outros olhares para o que está ao nosso redor cotidianamente. O espaço da casa se relaciona de maneira íntima com o corpo, o pertencimento e o universo da roupas. É nesse espaço de afeto que emergem construções das relações entre  família, espaços e tecidos. O cheiro das roupas limpas estendidas no varal, os tecidos que envolvem o mobiliário da casa, a peça cheia de afeto que foi feita pela vó/mãe/tia, as roupas que passam de geração a geração até chegar no ente mais novo da família, o resgate de práticas artesanais no cuidado e a reinvenção dos têxteis que oportunizam não só maior usabilidade quanto outras narrativas.

Práticas de customização, redesign e upcycling retomam diálogos afetuosos com os tecidos que envolvem nosso corpo estimulando a aplicação de sustentabilidade na moda, experiências sensoriais e soluções criativas que sinalizam novos caminhos para o fazer moda também serão abordados nessa conversa.

Lembrando que contaremos com tradução simultânea em LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais), com o apoio da Secretaria de Acessibilidade. Como a transmissão é ao vivo será possível a interação do público por meio dos comentários e perguntas no canal.

Bio das convidadas:

Marta Sorélia, Professora do curso Design-Moda do ICA-UFC, mestre em Políticas Públicas e Educação (UFC), doutoranda em Psicologia, membro do LERHA Laboratório das Relações Humano Ambientais. Possui atuação nas áreas de Gestão de produto; Criação de figurino, Psicologia da Criatividade e Arte terapia.

Francisca Mendes, Professora do Curso de Design-Moda do ICA-UFC, graduada em História, Mestre e Doutora em Sociologia. Apaixonada por histórias e memórias.

Nyvya Freitas, Bolsista do Laboratório de Produção Cultural e estudante de Design-Moda ICA-UFC.

Serviço:

Roda de Conversa “Tecidos, família e casa: perspectivas sobre espaços e moda”

Data: 08/07/2020 (quarta-feira)
Horário: às 15h

Plataforma de transmissão: via canal do Youtube Laboratório de Produção Cultural ICA/UFC
Informações: Setor de Comunicação e Produção Cultural do ICA / E-mail: cultura.ica@ufc.br