Secult UFC participa do Conselho Municipal de Política Cultural de Fortaleza

Data de publicação: 8 de setembro de 2021. Categoria: Arte na Universidade, Notícias, Política Cultural

A Secretaria de Cultura da UFC integra o Conselho Municipal de Política Cultural (CMPC) para o Biênio 2021-2022 representando a Universidade Federal do Ceará. As conselheiras Maria Pinheiro Pessoa (titular), diretora da  Secult UFC, e Lady Dayana Oliveira (suplente), ambas produtoras culturais da Secretaria, tomaram posse no mês de agosto. A solenidade de posse ocorreu com a presença dos titulares no Teatro São José.

O CMPC é um órgão integrante do Sistema Municipal da Cultura de Fortaleza, vinculado administrativamente e financeiramente à Prefeitura de Fortaleza, por meio da Secretaria Municipal da Cultura de Fortaleza (Secultfor), com a finalidade de promover a gestão democrática e autônoma da Cultura do Município de Fortaleza.

O conselho foi criado pela lei Lei no 9.501 de 1° de outubro de 2009, com a finalidade de promover a gestão democrática e autônoma da cultura do município de Fortaleza, bem como fomentar a articulação com os demais níveis federados.

Foram eleitos membros das seguintes linguagens/territórios/representações: Artes Visuais, Artesanato, Audiovisual, Circo, Cultura Tradicional e Popular, Dança, Fotografia, Humor, Literatura, Mídia Digital, Moda, Música, Organizações da Sociedade Civil (antiga Organizações Não Governamentais), Produtores Culturais, Teatro, Região Administrativa I, Região Administrativa IV e Região Administrativa do Centro.

Para os demais territórios (Região Administrativa II, Região Administrativa III, Região Administrativa V e Região Administrativa VI), que não tiveram candidatos cadastrados, estão sendo realizadas novas eleições.

Os novos membros têm um papel fundamental na discussão das políticas públicas culturais e na garantia da participação conjunta do poder público e da sociedade civil nos processos de gestão cultural de projetos e políticas para a cidade de Fortaleza. Para Maria Pinheira Pessoa, a participação da Secult UFC soma-se ao esforço da Universidade Federal do Ceará em contribuir para o avanço das políticas públicas no âmbito cultural. “Será um espaço de diálogo para a construção de uma política cultural cada vez mais democrática e participativa para a nossa cidade”, ressalta.

Conselho Editorial – A Secult UFC também faz parte do Conselho Editorial da UFC com a atuação da produtora cultural Maria Pinheiro Pessoa, atual gestora da Secretaria. O Conselho Editorial foi reestruturado e busca adequar a Universidade a um modelo dinâmico e efetivo, seguindo uma política editorial que almeja a referência nacional em produção e divulgação cultural e científica.

A presença da Secretaria nessas instâncias representativas consolida a atuação da Unidade nas discussões e deliberações relacionadas às políticas culturais nas diversas áreas e segmentos da Cultura e da Arte na Universidade.

#PraCegoVer Foto dos Conselheiros e conselheiras do CMPC, em frente ao Teatro São José, de paredes amarelas e portas de madeira. O grupo está de máscara e alguns seguram pastas amarelas.

Foto: Thiago Matine