Secult UFC e Casa Amarela Eusélio Oliveira se reúnem com o presidente da FIEC para apresentar o projeto do documentário sobre a vida e obra do jurista Paulo Bonavides

Data de publicação: 22 de maio de 2023. Categoria: Casa Amarela Eusélio Oliveira, Notícias

Na manhã desta segunda-feira, 22 de maio, a Secretaria de Cultura da UFC esteve representando a Universidade Federal do Ceará (UFC) em um encontro com o dirigente máximo da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC) para apresentar um projeto fílmico, na forma de documentário de média metragem, intitulado “Paulo Bonavides, a ciência da democracia”. Estiveram presentes a diretora desta Secretaria, Maria Pinheiro Pessoa; o diretor da Casa Amarela Eusélio Oliveira (CAEO/UFC), Wolney Oliveira; o presidente da FIEC, Ricardo Cavalcante; e o juiz Antônio Carlos Pinheiro Klein Filho.

Trata-se de um projeto, apoiado pela Casa Amarela Eusélio Oliveira (CAEO-UFC) e dirigido pelo cineasta Wolney Oliveira, que traz a narrativa da vida de Paulo Bonavides, um dos mais importantes juristas nacionais, ex-professor da Faculdade de Direito (FADIR) da nossa Universidade, pai de duas doutrinas consolidadas nas ciências jurídicas (“Ciência Política” e “Curso de Direito Constitucional”) e amplamente conhecido como sendo o “constitucionalista do século”.

A produção desse material, além de se manifestar como uma homenagem à honraria que Bonavides representou durante toda sua vida dedicada à celebração da ciência e da democracia, simboliza um produto de natureza artística, histórica e formativa, já que se propõe a salvaguardar a memória e apresentar ao grande público a significativa relevância do paraibano em solo cearense, que deixou este plano aos 95 anos de idade (em 2020) e se consagrou como introdutor do pensamento teutônico no Brasil, ganhando, com isso, o título honorífico de professor emérito da UFC.  Motivo esse que corroborou para o apoio institucional da Universidade. O reitor da UFC, o professor José Cândido Lustosa Bittencourt de Albuquerque, reverência o legado do professor Paulo Bonavides, com quem
dividiu conversas, pesquisas e pensamentos enquanto atuavam junto nas salas de aula da FADIR.

A construção e desenvolvimento do roteiro do filme conta com o apoio ativo do jurista Antônio Carlos Klein que, além de ser ex-aluno do Professor Bonavides e da Casa Amarela Eusélio Oliveira, possui um livro publicado de nome homônimo ao professor homenageado, pela Fundação Demócrito Rocha. Na oportunidade, o jurista destacou a importância do trabalho de Bonavides no âmbito nacional e internacional. O entusiasmo por esse projeto também foi manifestado pelo advogado Hélio Leitão (ex-presidente da OAB-Ceará; ex-Secretário da Justiça e Cidadania do Ceará; e atual conselheiro federal da OAB) que, em conjunto com o Dr. Klein, procurou o diretor e cineasta Wolney Oliveira que, prontamente, aceitou o desafio dessa empreitada.

Ricardo Cavalcante, ressaltou como essencial o alinhamento do projeto aos preceitos do Selo ESG, em especial a questão Social, e dos 17 objetivos de Desenvolvimento Sustentável no Brasil (ODS) da ONU, tais como o item 4: educação de qualidade.

A Secult/UFC se mobiliza na busca de apoio na viabilização de recursos para a construção dessa obra cultural que possui notória relevância acadêmica e social, e também se apresenta como uma obra de caráter histórico-cultural para toda a sociedade.