Secult UFC lança seleção de projetos para o PPCA 2022 com melhorias e incentivo à curricularização da extensão

Data de publicação: 13 de dezembro de 2021. Categoria: Programa de Promoção da Cultura Artística

A Secult UFC lançou nesta segunda-feira, 13, o Edital nº 02/2021 para a seleção de projetos artístico-culturais e concessão de bolsas pelo Programa de Promoção da Cultura Artística (PPCA) para atuação no ano de 2022.

Poderão submeter projetos culturais servidores docentes e técnico-administrativos de todos os campi da instituição. Os projetos devem ter como enfoque o desenvolvimento de ações em segmentos da área cultural ou linguagens artísticas voltadas à comunidade acadêmica e para o público externo.

Os projetos podem ser inscritos em um dos dois eixos: Projetos para Renovação ou Projetos Novos. Serão concedidas ao todo 100 (cem) bolsas para estudantes da graduação atuarem em ações culturais que serão realizadas no período de março a novembro de 2022.

As inscrições podem ser realizadas do dia 14 de dezembro de 2021 até o dia 16 de janeiro de 2022 através de processo eletrônico pela plataforma SEI/UFC. O edital com todas as informações já está disponível no link: Edital do PPCA 2022.

Novidades – Foi implementada uma série de mudanças no edital com o objetivo de melhorar a dinâmica administrativa relacionada aos projetos como, por exemplo, o recebimento de documentos para cadastramento, o envio de frequências e relatórios mensais, que serão feitos através de formulários eletrônicos do Google Forms de forma mais célere.

As mudanças foram inseridas no edital após a realização de uma pesquisa de opinião entre os coordenadores(as) e bolsistas cadastrados no PPCA 2021, que contribuíram com seus olhares, críticas, ideias e sugestões sobre o programa. Após a análise das respostas, a equipe da Secretaria voltou-se para a otimização dos processos, no esforço de desburocratizar as demandas administrativas do programa.

Entre as mudanças está também o cadastramento dos projetos no SIGAA Extensão, sistema utilizado pela Pró-Reitoria de Extensão (PREX/UFC), que possibilitará a formalização das ações dos projetos do PPCA relacionadas à curricularização de ações extensionistas na UFC. O cadastro será feito apenas para os projetos selecionados no Processo Seletivo para o PPCA 2022 e visa identificar e, posteriormente, contemplar a equipe do projeto com uma declaração da  PREX/UFC.

Outro ponto que foi atualizado no edital é com relação à comissão de seleção das propostas, que será constituída por membros nomeados pela Comissão de Cultura e Arte (CCARTE) instituída pela Portaria nº 192, de 29 de julho de 2021.

O PPCA tem como objetivo principal oferecer aos proponentes e estudantes, condições para a produção e fruição de bens artístico-culturais contribuindo para a formação universitária e humana e para a diversidade cultural. As bolsas concedidas através do PPCA são destinadas ao apoio de projetos de cultura e arte protagonizados por estudantes da graduação, desenvolvidos sob a coordenação de servidores docentes e/ou técnico-administrativos da UFC.

Datas – A divulgação do resultado final está prevista para o dia 10 de fevereiro. Após esta data, os proponentes terão o período de 11 a 23/02/2022 para realizarem a seleção dos bolsistas e até o dia 26 de fevereiro para o cadastramento dos estudantes. As atividades da bolsa terão início no dia 3  de março de 2021.

Os coordenadores de projetos que vão inscrever projetos para renovação devem enviar o Relatório Final de Atividades até o dia 10 de janeiro de 2022. O relatório deve ser preenchido por um dos coordenadores do projeto com informações referente às atividades realizadas no ano de 2021. Clique aqui para acessar o formulário do Relatório Final de Atividades.

O cronograma completo segue abaixo. Mais informações e esclarecimentos sobre o processo seletivo podem ser obtidas através do e-mail secult@ufc.br.

Links para os documentos:

Confira abaixo o cronograma completo

PERÍODO ATIVIDADE
13/12/2021 Lançamento do Edital nº 02/2021.
14/12/2021 a 16/01/2022 Período de realização de inscrições.
18 e 19/01/2022 1ª Fase – Avaliação Técnica.
20/01/2022 Divulgação do Resultado da 1ª Fase.
21 a 29/01/2022 2ª Fase – Avaliação de Mérito.
1º/02/2022 Divulgação do Resultado da 2ª Fase.
2 e 3/02/2022 Período para recebimento de recursos.
4 e 5/02/2022  Período de análise dos recursos da 2ª Fase.
8/02/2022 Divulgação do Resultado dos Recursos.
9/02/2022 3ª Fase – Distribuição das Bolsas.
10/02/2022 Divulgação do Resultado Final.
11 a 23/02/2022 Período de seleção dos bolsistas por parte dos coordenadores de projetos.
11 a 17/02/2022 Cadastro dos projetos no Módulo de Extensão do Sigaa.
18 a 26/02/2022 Período de envio da documentação (bolsista, Mapa Cultural, cadastro na PREX/UFC etc.) através do Formulário eletrônico de cadastramento (Google Forms).
03/03/2022 Início das atividades dos projetos em 2022.