A segunda edição da mostra O Que Não nos Disseram traz histórias de protagonismo feminino traduzidas pelas lentes de grandes fotógrafas do cenário cearense

Data de publicação: 7 de março de 2022. Categoria: Sem categoria

Cumprimentar os vizinhos, mobiliar a própria casa com aquele jogo de panelas preferido, ir ao supermercado e poder comprar brócolis ou uma acetona, vestir um short pra ir à academia. Ações aparentemente simples, mas muito poderosas para  mulheres que precisaram ser protagonistas da própria história e romper o ciclo de violência doméstica. Para exaltar este protagonismo, o projeto O Que Não Nos Disseram, idealizado pela jornalista Andressa Meireles, lança a segunda edição da exposição interativa que retrata mulheres que têm muita vida para compartilhar.

A instalação, que ocorrerá no Shopping Iguatemi Fortaleza, de 7 a 21 de março, traz 16 fotografias gigantes feitas por 13 fotógrafas e muitas novidades. A experiência, desta vez,  será mais democrática e acessível e contará com fotografias táteis, audiodescrição e tradução em libras, a partir de uma parceria celebrada entre o projeto e a Universidade Federal do Ceará (UFC) e a Universidade Estadual do Ceará (UECE). Com retratos de  Camila de Almeida, Delfina Rocha, Lia de Paula, Natália Marques e outros nomes da fotografia cearense, a exposição será aberta ao público.

O Que Não Nos Disseram é um projeto que amplia as discussões diante do que não é dito sobre a violência contra a mulher, jogando luz sobre as outras violações previstas na Lei Maria da Penha como a violência psicológica, moral, sexual e patrimonial. Além disso, a proposta é trazer o debate sob a perspectiva das mulheres.

“Existe uma potência muito grande em nos sabermos vítimas, mas nos vermos mulheres. De a gente a gente não ter a nossa história circunscrita à violência que nós sofremos”, explica a jornalista Andressa Meireles. “Não somos mais vítimas, fomos. Também não somos mais sobreviventes, somos mulheres, temos histórias para contar além da violência vivida. E o nosso projeto tem na essência esse resgate da identidade”.

Para Muryell Damasceno, de 36 anos, ser fotografada e participar da exposição foi também uma forma de expor para outras mulheres que é possível vislumbrar um novo caminho. “Eu acredito que o projeto tenha trazido pra mim e para outras pessoas que vivenciaram a minha história por meio da exposição, dos vídeos e áudios, uma compreensão melhor do que é superar a violência doméstica e poder vislumbrar uma vida depois disso. Isso é fundamental, não é uma utopia”, reforça a promotora de vendas.

O Que Não Nos Disseram

O Que Não Nos Disseram é, antes de tudo, um levante contra as violências contra a mulher. Violências no plural.  Idealizado pela jornalista  Andressa Meireles, o OQNND nasce de uma dor particular – após ter rompido uma relação em que sofreu violência – e floresce com outras vozes. “É construído com as mãos, ouvidos, ombros e vozes de muitas, muitas mulheres, numa abordagem afirmativa, que reforça a coragem, a liberdade, a vida (e a beleza da vida), pautado não em superação, mas em ressignificação”, reforça Andressa. O Que Não Nos Disseram é palavra, é escuta e é manifesto.

O projeto foi lançado, oficialmente, à convite da OAB(CE) na Conferência Nacional da Mulher Advogada em 2020, fez parte da programação principal do Shopping Riomar Fortaleza também em 2020 e conta com uma exposição na sede da Defensoria Pública do Estado do Ceará.

A segunda edição da Exposição O Que Não Nos Disseram é uma iniciativa a partir da lei federal de incentivo à cultura apresentada pelo Ministério do Turismo junto ao Instituto Aço Cearense com patrocínio também da Cagece e da Secretaria das Cidades do Governo do Estado do Ceará. Conta com o apoio do Shopping Iguatemi, da Universidade Federal do Ceará (através dos grupos Fotografia Tátil,  Oficina Digital, Departamento de Arquitetura e Urbanismo – DAUD-, Letras Libras e Secretaria de Acessibilidade), da Universidade Estadual do Ceará pelo Grupo de Pesquisa Legendagem e Audiodescrição (Lead) da DelRio, além da Escola Superior da Defensoria Pública do Estado do Ceará e Defensoria Pública do Estado do Ceará. Uma realização da Guerreiro Produções Artísticas e Culturais, Secretaria Especial da Cultura, Ministério do Turismo e Governo Federal/Pátria Amada Brasil.

Lançamento da segunda edição da exposição O Que Não Nos Disseram
Onde: Shopping Iguatemi Fortaleza