Área do cabeçalho
gov.br
Portal da UFC Acesso a informação da UFC Ouvidoria Conteúdo disponível em: Português

Universidade Federal do Ceará
Secretaria de Cultura da UFC

Área do conteúdo

VIII Encontro de Cultura Artística e VII Mostra ICA iniciam atividades nos Encontros Universitários 2021

Data de publicação: 2 de dezembro de 2021. Categoria: Encontro de Cultura Artística, Encontros Universitários

O VIII Encontro de Cultura Artística e a VII Mostra ICA iniciaram as apresentações na tarde desta quarta-feira, 1, reunindo os trabalhos artísticos, culturais e técnicos produzidos pelos estudantes dos cursos de graduação e pós-graduação ou docentes e técnico-administrativos da UFC. Os eventos ocorrem conjuntamente na programação dos Encontros Universitários 2021. 

Abrindo as apresentações, tivemos a exposição do projeto Ciclo Painter: pintando sobre cadeiras de rodas, projeto que faz um diálogo técnico em três dimensões experimentais da Filosofia, da Arte e das Ciências. Com o lema “Converter dores em arte!”, Claudio Silva, Prof. Atila Amaral Brilhante e Elizani  Estevam Abreu, idealizadores do projeto, procuram  provar e demonstrar o método da Fenomenologia do Espírito de Hegel através de um projeto técnico que envolve um planejamento de produção de uma imensa obra de Arte conectado ao modelo de negócios Canvas, possibilitando a integração com engenharia de inteligência artificial e mecânica adaptada para cadeiras de rodas

A estudante do Curso de Jornalismo Agda Sophia Silva Vieira apresentou seu projeto LOOK THE LOOK, desenvolvido durante a disciplina de Psicossociologia da Moda (em 2020.1) com o qual buscou  fazer uma releitura de looks de personagens de séries/filmes, com o objetivo de mostrar que é possível criar looks baseados na ficção, mas usando roupas/objetos que já fazem parte do guarda-roupa do espectador, gerando uma reflexão sobre o consumo da moda. As produções foram compartilhadas no perfil do Instagram @_lookthelook. 

Em seguida, foram realizadas exibições audiovisuais de trabalhos das áreas da música e da dança com: “Tardes de tédio: a invenção de um processo cruzado entre improvisação, infância e integração”, trabalho de improvisação em dança, e “Cantos da Quarentena”, trabalho musical desenvolvido durante a quarentena com alunos do Projeto FazerArte. As apresentações foram seguidas de um bate-papo com Renan Capivara e Samara de Matos (Projeto Improvisa) e André Dias (Projeto FazerArte). A programação contou ainda com uma apresentação musical da Orquestra de Cordas da UFC e uma conversa com a participação de Lia Ferreira Lemos, Diego Vieira de Queiroz e Jorge Ribeiro da Silva. 

O primeiro dia de EU 2021 foi encerrado com o lançamento do aplicativo “Fortaleza em Música”. Na ocasião, tivemos um bate-papo com a profa. Silvia Helena Belmino, do Curso de Publicidade e Propaganda do ICA/UFC (coordenadora do projeto),  professor Robson Braga (vice-coordenador), Fábio Marques (pesquisador) e Andrew Noronha (bolsista e desenvolvedor do App). Fortaleza em Música é um app criado para catalogar e reunir várias composições que retratam a capital alencarina. O app já inclui 200 músicas de 92 artistas e 38 entrevistas com compositores e compositoras. 

A exposição dos trabalhos de Artes Visuais, por sua vez, está aberta ao público no Flickr dos eventos. Fazem parte da exposição virtual, os trabalhos: Fragmentos, de Ariádila Matos; Diário de Viagem, de Priscilla Pinheiro; Viajando pela imaginação: uma exposição virtual sobre a força da fantasia na pandemia, de Sophie Feitosa Teles; Caminho-para-mar, de Jefferson Oliveira; e Tela Coletiva Centenário Paulo Freire, de Braiam Lima Batista e Projeto Academia Filosófica JMS.

Além das apresentações artísticas também foram realizadas três oficinas e minicursos nas áreas de Jornalismo e Artes Visuais. Você pode acompanhar toda a programação do VIII Encontro de Cultura Artística e VII Mostra ICA através das redes sociais da Secult UFC e do ICA e nos canais do YouTube das duas instituições.

Acessar Ir para o topo