Comitiva da Secult-Arte/UFC realiza visita ao teatro do Campus Jardins de Anita em Itapajé

Data de publicação: 12 de fevereiro de 2021. Categoria: Arte na Universidade, Informativo Cultural, Notícias

As áreas da Cultura e da Arte da Universidade Federal do Ceará terão mais um equipamento cultural para o desenvolvimento de ações artístico-culturais no interior: é o Teatro do Campus Jardins de Anita em Itapajé, a 130 km de Fortaleza.

Na última quarta-feira, 10, uma equipe coordenada pela Secretaria de Cultura Artística da UFC visitou as instalações do equipamento cultural com o objetivo de analisar o atual estado do prédio e realizar um diagnóstico das necessidades técnicas do espaço para a conclusão da obra.

Participaram da visita: a diretora da Secult-Arte/UFC, Maria Pinheiro Pessoa, o diretor geral do Campus Jardins de Anita, Marcelo Miranda de Melo, os gestores da Superintendência de Infraestrutura e Gestão Ambiental (UFC INFRA), Everton Parente e Eduardo Palheta; os professores do curso de Teatro da UFC, Francis Wilker e Juliana Carvalho, atual diretora do Teatro Universitário Paschoal Carlos Magno (TUPA), e a produtora cultural da Secult-Arte/UFC, Lady Dayana Oliveira.

Além dos servidores da UFC, a equipe contou com a participação do engenheiro eletricista Walter Façanha, assessor técnico da diretoria de Planejamento e Gestão do Instituto Dragão do Mar, equipamento cultural gerido pela Secretaria de Cultura do Estado do Ceará. E também esteve presente na visita Eudoxia Silva, que é irmã do empresário José Maria Melo, idealizador do Campus Jardins de Anita.

A obra de construção do teatro, que teve início em 2003, está próxima de ser concluída. O teatro tem uma capacidade de público de 286 lugares na plateia e um palco com uma área de cena de 10 metros de largura. É necessária a realização de uma obra de acabamento da parte física, além da instalação de poltronas e toda a parte de equipamentos de som e iluminação. De acordo com o superintendente da UFC Infra, Everton Parente, já foram apresentados orçamentos para a conclusão da estrutura física da obra, que representa um montante de recursos da ordem de 2,5 milhões.

O teatro possui camarins, bilheteria, salas de ensaio, área administrativa, um anfiteatro na parte externa e ainda espaços para um restaurante e uma biblioteca. A UFC planeja estruturar o equipamento cultural também para a realização de projeções de cinema, tornando-se um Cineteatro. Segundo o diretor da Casa Amarela Eusélio Oliveira, Wolney Oliveira, a vontade é de transformar o espaço em um centro cultural para a região de Itapajé que tenha continuidade de ações e possa receber eventos também na área do cinema como, por exemplo, o Cine Ceará e outros festivais que já são realizados no Estado.

A diretora da Secult-Arte/UFC, Maria Pinheiro Pessoa, ficou satisfeita em ver como o prédio foi planejado e destaca que a conclusão da obra é muito importante para a sociedade. “Com a inauguração deste teatro teremos mais um equipamento cultural que além de possibilitar a ocupação pelos grupos artísticos locais, será um espaço de fomento às práticas artísticas realizadas no  estado, contribuindo para o acesso à cultura e para a interiorização das ações culturais”, afirmou.

Para a professora Juliana Carvalho, diretora do TUPA, o teatro está bem estruturado e tem uma maquinaria viável. “É um equipamento que pode integrar um circuito de festivais que circulam pelo estado, possibilitando a ocupação do espaço com eventos, atividades formativas e apresentações de grupos que produzem na área do teatro e outras linguagens artísticas”, destacou.

O grupo visitou todos os espaços e se inteirou da situação atual, reunindo informações que vão subsidiar a elaboração de um documento com as necessidades técnicas de equipamentos de som e iluminação cênica, além do corpo técnico de profissionais necessário para desenvolvimento das atividades no equipamento cultural. Quando inaugurado, o teatro beneficiará a região do Vale do Curu e concretizará o sonho de gerar mais oportunidades de educação e cultura à população local, como idealizado por José Maria Melo.

Fotos: Lady Dayana Oliveira