Curso de Teatro da UFC realiza XXII Mostra Travessias da Cena

Data de publicação: 9 de abril de 2021. Categoria: Arte na Universidade, Notícias, Teatro UFC

#PraCegoVer: Arte de Divulgação do evento com fundo vermelho. Em cima tem o nome da mostra em letras amarelas formadas por traços. Ao centro tem um retângulo amarelo com as informações de data e programação. e abaixo estão os canais de divulgação do evento as logomarcas de realização à direta.

Na próxima segunda-feira (12) o Curso de Teatro da UFC realiza a XXII Mostra Travessias da Cena. Nessa edição “Conexões Poéticas Cênicas” serão apresentados cerca de 22 experimentos artísticos criados por estudantes de diferentes semestres, além de mesas redondas, artistas convidados e um sarau. O evento ocorre durante a próxima semana até o dia 17.

A mostra reúne trabalhos desenvolvidos em um contexto de ensino remoto, lidando com o distanciamento social, em que professores procuraram agenciar oportunidades de aprendizagem apesar de todos os desafios que envolvem o ensino de teatro durante a pandemia de covid-19.

Serão utilizadas diferentes plataformas para a exibição das criações. O público em geral terá acesso gratuito aos trabalhos pelo canal do Curso de Teatro-licenciatura UFC no Youtube; pelo Ecos do Teatro, canal de podcast do curso no Spotify e em sala de vídeo chamada para uma das performances.

Uma novidade desta edição é o uso de um canal de podcast que irá veicular, entre outros conteúdos, experimentos sonoros criados nas disciplinas de Voz e Educação e Pesquisa de Voz para a cena, com orientação da professora Juliana Rangel. Como a mesma destaca: “Neste contexto de isolamento social, nos lançamos no desafio de criar, de pensar em possíveis pedagogias da voz no ambiente da rede…. no percurso da voz-corpo, os sons do mundo, cotidianos e inventados a partir dos ecos de uma memória, singularmente, sonora”.

Além de compartilhar as criações dos estudantes, a mostra abre um importante espaço de reflexão sobre processos de criação no contexto remoto, que envolverá artistas convidados e discentes responsáveis pelas obras que serão apresentadas. A roda de conversa que abre o evento, no dia 12 de abril às 15h, irá discutir o tema “Conexão poéticas cênicas: processos de criação no contexto remoto” e contará com a participação de três artistas convidados pela organização, são eles: Andreia Pires (CE), Felipe Oládélè (MG) e Levi Debandada (CE).

Ao longo de toda a programação, sempre às 15h, serão realizadas também rodas de debate sobre o percurso criativo vivenciado com os próprios estudantes das disciplinas envolvidas e seus professores.

Para o professor Francis Wilker, coordenador geral do evento, “nossos estudantes vivenciaram aquilo que professores de teatro nas escolas públicas e particulares e artistas da cena estão enfrentando no momento: criar, ensinar e produzir trocas significativas apesar do pesadelo coletivo em que o país está mergulhado. Para além das aprendizagens envolvidas, acredito que a criação artística é um modo de fazer pulsar vida, utopias, alimentar os imaginários e alargar horizontes em meio a tanto luto, apreensão e indignação”.

A mostra irá disponibilizar ainda materiais produzidos por estudantes do curso sobre alguns grupos de teatro do Ceará, sob a orientação dos professores Ghil Brandão, Juliana Carvalho e Francis Wilker. São podcasts e vídeos em que a poética dos coletivos Grupo Ninho, Terceiro Corpo, As Travestidas, As 10 Graças e Ânima são discutidas de maneira bastante envolvente. A professora Juliana Carvalho, que coordena o canal de podcast, destaca os desdobramentos possíveis, “acredito que essas produções são recursos didáticos muito potentes para o trabalho de professores da educação básica no ensino de arte, que podem abordar com seus alunos a produção artística do próprio estado”.

A coordenadora do curso, professora Tharyn Stazak destaca que a realização da mostra “é um momento indispensável de troca e avaliação dos resultados dos processos de pesquisa e experimentação realizados nas disciplinas que a compõem. Ela permite o contato com a prática teatral, tanto através de experiências de criação quanto de apreciação, em que são compartilhados procedimentos poéticos, técnicos, pedagógicos, entre outros. É um espaço muito rico para a formação artístico-profissional”.

A mostra Travessias da Cena do Curso de Teatro-licenciatura (ICA/UFC), ocorrerá entre os dias 12 e 17 de abril, os vídeos e áudios serão gradativamente postados nos respectivos canais, de modo que o público sempre tenha novidades para se envolver – todo material ficará disponível até o final da mostra. Já os conteúdos sobre grupos de teatro do CE integram o acervo dos canais do curso e poderão ser acessados e utilizados pelos interessados a qualquer tempo.

Os experimentos cênicos sonoros e audiovisuais correspondem ao resultado final das seguintes disciplinas: Práticas de Encenação (com orientação dos professores Tiago Fortes e Francis Wilker); Voz e Educação e Pesquisa de Voz para Cena (com orientação da professora Juliana Rangel); Ator-Espaço (com orientação do professor Héctor Briones) e Laboratórios de Direção (orientação do professor Francis Wilker).

Mais informações podem ser obtidas no perfil do Instagram do Curso de Teatro da UFC.